quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dica do Gerdal: Arranjos do mestre chorão para atração do rádio

Prezados amigos,


Ainda anteontem, no feriado, eu recordava com o meu pai, Geraldo José, sonoplasta aposentado, o programa "O Pessoal da Velha Guarda", no ar de 1947 a 1952, que ele, então contrarregra da emissora que apresentava a atração, a Rádio Tupi, no Rio de Janeiro (só perdia para a Nacional em audiência), pôde acompanhar de perto, ao longo desses idos, no próprio auditório, em contato frequente com Almirante, no comando, e Pixinguinha, na direção musical.

Também Benedito Lacerda, com a sua flauta histórica, entre outros músicos importantes, participavam do programa - observa o meu velho -, cujos arranjos, criados por Pixinguinha, motivam, nesta quinta-feira, 9 de setembro, às 20h, no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, 19 - Centro), uma bela apresentação, com orquestra arregimentada para a ocasião, de lançamento do livro "Pixinguinha na Pauta" - com textos de Bia Paes Leme, organizadora do projeto, da pesquisadora Anna Paes, do violonista Paulo Aragão e do irmão bandolinista Pedro Aragão (todos professores da Escola Portátil de Música, na Urca) -, acompanhado de 36 partituras desse gênio da MPB. Arranjos de Pixinguinha que, quanto à "velha guarda" do título do programa da Tupi, evocavam composições de fins do século XIX e começos do século passado, período em que se sedimenta, de modo plural - com choro, polca, maxixe, valsa, marcha, tango e "schottisch", por exemplo -, uma identidade rítmica para a nossa música popular.

 O cantor e pandeirista Pedro Miranda, revelação carioca do samba bem-ajambrado, será o mestre de cerimônias do espetáculo em destaque, plenamente acessível ao bolso popular - R$ 10 (inteira), e R$ 5 (meia entrada). Juntamente com a Imprensa Oficial de São Paulo e a Prefeitura do Rio de Janeiro, põe-se à frente da iniciativa o Instituto Moreira Salles, a cuja guarda foi confiado pela família o precioso acervo de Pixinguinha, com centenas de fotos e recortes de jornais, troféus, medalhas, registros orais, documentos pessoais e uma infinidade de partituras, já digitalizadas e catalogadas.

Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica
Um abraço,
Gerdal

Pós-escrito: no "link" abaixo, sobre foto de Pixinguinha, ouve-se, da autoria dele, em gravação feita em 1940, o choro "Os Cinco Companheiros".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.