sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Encontro da Diversidade

Uma boa dica para quem vai passar o feriadão no Rio é conferir a primeira reunião do MERCASUL sobre a diversidade cultural! Além de debates e palestras, o projeto mostrará, na prática, o potencial da cultura brasileira em apresentações artísticas, feiras de produtos culturais e exposições.

Encontro da Diversidade
O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro, com o tema "A Independência da Cultura", e os shows serão abertos ao público.

O Encontro da Diversidade reunirá cerca de 1500 pessoas para celebrar a mistura cultural do País com representantes de diversos segmentos culturais – indígenas, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais de terreiro, LGBT, mestres de folguedos, imigrantes, pessoas com deficiência, trabalhadores urbanos e rurais, jovens e crianças.

Confira as programações do Encontro para sábado, domingo e segunda.


A estrutura para o show, montada em frente dos Arcos, é enorme e é lá que vão acontecer as apresentações dos diversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Para abrir o Encontro, um grande cortejo no sábado, a partir das 20hs: 12 bonecos gigantes vindos de Olinda e a Cobra Grande, com 50 metros de comprimento, vão marcar o inicio do Encontro.



Palco montatdo em frente aos Arcos
As Rodas de Convivência, que pretendem discutir temas  transversais a todos os segmentos - como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais -, vão acontecer na Fundição Progresso.

Além dos shows, o Encontro terá feira de produtos artesanais e exposições de fotografia e grafite. O evento promete parar a noite na Lapa!, que fica ainda melhor de aproveitar devido ao agradável clima da Lapa sem Carros. (Assista o vídeo A Lapa é dos Pedestres)




O Encontro em Números

  • 1500 convidados.

  • 14 segmentos sociais: culturas populares, indígenas e ciganas, LGBT, crianças, idosos, jovens, mulheres, imigrantes, trabalhadores urbanos e rurais, saúde mental, pessoas com deficiência, povos de terreiro.

  • 1000 artistas em três shows na Lapa.

  • Três mil degustações da Queima do Alho – comida feita por representantes da Festa do Peão de Barretos (SP).

  • Palco arena de 346 metros quadrados.

  • Maior estandarte já feito a mão, com 10mx6m bordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.