O festival itinerante Conexão Pernambuco chega a sua terceira edição levando a deliciosa cultura pernambucana para todos os lugares. Novos talentos e artistas já consagrados se reúnem a grupos locais das cidades por onde passa, sempre com um mote em comum: a forte ligação entre tradição popular e linguagens contemporâneas.
Depois de São Paulo é a vez do Rio de Janeiro receber a programação de 2010, dedicada à música e cinema, no dia 27, no Teatro Rival. Em edições passadas o projeto já recebeu Nação Zumbi - lançando o CD “Fome de Tudo” e depois com show em comemoração aos 15 anos de “Da Lama ao Caos” – Otto, Guizado, Mombojó, Maquinado, Ortinho, Fred 04, BNegão, Junio Barreto e muitos outros. Só fera!
E para essa edição não podia ser diferente. A programação musical carioca conta com Mundo Livre SA e o lançamento de “Herói Trancado”, terceiro álbum de Ortinho, que recebe Jorge Du Peixe e Vitor Araujo como convidados. O grupo carioca Do Amor abre os trabalhos e o produtor Plinio Profeta assume as pick ups nos intervalos.
Para completar a festa ainda tem a exibição dos curtas:
- “Samydarsh – Os Artistas da Rua”, de Claudio Assis, Adelina Pontual e Marcelo Gomes, sobre os artistas de rua de Recife
- “O Mundo é uma Cabeça”, de Bidu Queiroz e Claudio Barroso, documentário sobre Chico Science.
- “Jorjão” (2004), de Paulo Tiefenthaler, retrato da vida de um dos principais mestres de bateria de escola de samba do Rio de janeiro.
- “Sehenbergguiana”, de Sergio Oliveira e Willian Cubits, que tem a liberdade do livre pensar como tema, num discurso visual que mistura arte com ciência, biografia com transcendência e geografia com destino, inspirado no legado do físico Mário Schenberg.
Sobre os artistas
- Ortinho
Ortinho no Conexões PE |
- Mundo Livre SA
Nos anos 90, o mangue fincaria uma parabólica na lama, transformando o Recife numa outra cidade, a “manguetown”. Fred Zero Quatro (voz, guitarra e cavaquinho), um dos catalisadores do mangue beat, escreveu então o que seria o primeiro manifesto do “movimento” e a partir daí, seu Mundo Livre SA seguiria amadurecendo a peculiar mistura de samba e punk-rock, já chamada de “Jorge Ben e Johnny Rotten no mesmo groove”.
Mundo Livre SA no Circo Voador |
- Do Amor
Formada por alguns dos mais elogiados e requisitados novos músicos cariocas - Marcelo Callado (bateria e voz), Ricardo Dias Gomes (baixo e voz), os dois integrantes da banda Cê, de Caetano Veloso, Gustavo Benjão (guitarra e voz) e Gabriel Bubu (guitarra e voz) – o Do Amor acaba de lançar seu álbum de estreia, homônimo. Produzido pelo “mestre Jedi dos estúdios” Chico Neves, o CD passeia do carimbó ao rock de Manchester com a naturalidade de quem vai ali na esquina tomar um suco.
Saiba mais sobre o festival no site http://www.conexaope.com/ e você também pode acompanhar tudo pelo twitter
Serviço:
27 de novembro de 2010 no Teatro Rival
Hora: 0h
Ingresso: R$ 30
Joana Medina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.
Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.