segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Monocelho Cabeludo

    


    Monocelho é um bloco de carnaval surrealista de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Seus patronos são os notórios monocelhos Frida Kahlo e Monteiro Lobato. Foi fundado no carnaval de 2009 quando um grupo de 10 pessoas resolveu sair as ruas com as sobrancelhas pintadas gritando o refrão:

"tem pêlo no nariz
tem pêlo na orelha
tem muito mais na sobrancelha!"





    Naquele ano fundou-se a primeira dinastia monocêlica e a tradição de a cada ano eleger o Rei MONO, que sempre é um monocelho legítimo.

    O bloco se firmou como um grupo que exalta a importância dos pelos e endeusa peludos e monocelhos, tais como Claudia Ohana, Tony Ramos e todo e qualquer peludo. O grupo é totalmente contra o ato de depilar mas sendo um bloco surrealista, depilados e carecas participam ativamente a cada carnaval.

    O grupo produz músicas próprias e também paródias de marchinhas consagradas. A cada ano é feita uma nova marchinha homenageando um notório monocelho ou um tema "cabeludo", como ocorreu em 2012, quando o grupo protestou pelo "sumiço" do bondinho.

Em 2010 o bloco homenageou Frida Kahlo. No ano seguinte Monteiro Lobato (no auge da polêmica com o escritor). Já em 2012 o homenageado foi o "Bonde Monocêlico". E no ano passado, em 2013, Zé do Caixão.

    Esse ano o homenageado da vez é o centenário Vinícius de Moraes. Pouca gente sabe que ele é monocelho e é importante registrarmos a definição:
    "Monocelho ou monocelha se refere à uma "confluência das sobrancelhas", ou seja, a presença abundante de pelos entre as sobrancelhas, de modo que elas pareçam ser apenas uma única longa sobrancelha."

    Só como curiosidade a Garota de Ipanema é lembrada com um certo saudosismo dos tempos cabeludos que se foram e toda uma geração peluda, inclusive a própria de Ipanema era peludinha!


Vídeo convite do bloco Monocelho Cabeludo para o carnaval de 2014!  






Saiba Mais!

Confira a lista dos blocos do Centro 

Agenda completa de blocos da cidade no TodoRio.com

Um comentário:

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.