Feira Rio Antigo


Rua do Lavradio é o cenário da Feira Rio Antigo, que todo primeiro sábado do mês oferece um agradável passeio pelos antiquários, sebos, design art déco, artesanatos, gastronomia de qualidade e shows gratuitos em meio a um ceneario antigo contornado por memórias do Rio de outrora. Realizado pelo 
Polo Novo Rio Antigo é um dos eventos gratuitos mais prestigiados da cidade, com 18.000 a 20.000 visitantes a cada edição e cerca de 400 expositores.




Rua do Lavradio

Aberta nos idos de 1770, a Rua do Lavradio foi a primeira rua residencial da cidade, e remete a personalidades nobres: dos escritores Lima Barreto e Machado de Assis, a cantora Carmem Miranda e o ator João Caetano, o Duque de Caxias, o Marquês de Olinda e Madame Satã, representante histórico da malandragem carioca e morador do sobrado 171. Outro frequentador ilustre foi o jornalista João do Rio, que ajudou a escrever saborosas histórias sobre o passado da região, seus cabarés e casas de entretenimento – que no fim do século XIX chegou a abrigar seis teatros. Na decadência, a reforma urbana do prefeito Pereira Passos levou ao chão a maioria das casas do lado direito da rua e sobrados foram convertidos em cortiços.




O centro histórico reconquistou sua vocação graças ao esforço dos empresários do Polo Novo Rio Antigo. Com o objetivo de contribuir para a revitalização desta região, em 1996 eles criaram a feira de antiguidades, que inevitavelmente acabava em roda de samba. A partir desse sucesso, a rua renovou-se, ganhou melhorias urbanas e iluminação, virou atração turística e hoje integra o Corredor Cultural do Centro do Rio. "Ressurgiu das cinzas como uma fênix", descreve o empresário Plínio Fróes, diretor financeiro do Polo Novo Rio Antigo.



Foto: Nelson Porto



“A Praça Tiradentes e arredores é uma das regiões mais representativas na vida e na formação da personalidade carioca. Visitar o Gabinete Real Português de Leitura, saborear uma feijoada no primeiro sábado de cada mês na eclética Feira do Rio Antigo na Rua Lavradio e atravessar os arcos da Lapa de bonde até Santa Teresa, faz qualquer dia se tornar inesquecível”, sugere Isnard Manso, presidente do Polo Novo Rio Antigo.

Como participante do Programa Polos do Rio, o Novo Rio Antigo recebe o apoio de uma governança atuante, representada por importantes entidades: Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES, SEBRAE-RJ, SindRio, Fecomércio e Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ. O Polo Novo Rio Antigo conta ainda com a parceria da UNESCO, Banco do Brasil e da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Sub Prefeitura do Centro e da Comlurb.

10 comentários:

  1. Quem nao ainda nao foi, nao sabe o que está perdendo. Voce almoça, bebe um a caipirinha,cerveja geldinha, etc., passa um dia maravilhoso e compra coisas incríveis. Visita a antiga loja Granado e a barraca da Lindalva, ncom bolsinhas lindas! Vai lá!
    Fatima

    ResponderExcluir
  2. A feira dura até que horas?

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudade de caminhar por essa rua em dia de Feira do Rio antigo. Hoje é dia. Terá outra este mês de Dezembro?

    ResponderExcluir
  4. Só no Primeiro sábado de cada mês!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O pessoal começa a desmontar as barracas por volta das 19h. A feira começa pela manhã, por volta das 10h.

      Excluir
  6. ainda tem o show da Elza Ribeiro na Rua do Resende na esquina com Gomes Freire
    É simplesmente S E N S A C I O N A L e imperdível
    Merece um caçador de talentos pra dar o lugar que ela merece

    ResponderExcluir
  7. quando vai ser a próxima feira?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    Gostaria de colocar uma banca com sandálias artesanais. Como faço para pedir autorização?

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.