A turma reunida sob os arcos | Foto: Nelson Poto |
O berimbau anuncia que a capoeira ainda escreve história na Lapa. Presente no bairro desde a época em que Malandros eram famosos por serem exímios capoeiristas, o esporte tem papel fundamental na formação da identidade do bairro, e esteve presente em diversas as épocas.
O grupo Abadá Capoeira - Associação Brasileira e Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira - começou há 20 anos, e tem por objetivo difundir a cultura através da capoeira. No início, o trabalho era organizado por dois amigos e acontecia na Quadra da Lapa (na Travessa do Mosqueira, onde hoje funciona um estacionamento). Quando um dos amigos saiu do grupo, foi Leo Lenine, "graduado" como Barata, - um dos mais antigos alunos do projeto na Lapa- que assumiu parte do controle da molecada!
Depois de passar 6 meses sem local para treinar o grupo, Barata recebeu o convite de Maria Jucá para levar o Abadá Capoeira para o Circo Voador! E, há 2 anos, todas as segundas e quartas, das 16h30 às 18hs, 22 alunos/amigos moradores da Lapa se reúnem para tardes de muito lazer. São crianças entre 7 e 14 anos que tem um hobbie em comum: reunir dança, luta, jogo e arte em um só esporte.
Já nos primeiros momentos, se percebe que aquela convivência não se trata apenas de aulas de capoeira. A cooperação, o carinho e o respeito entre alunos e professor transborda. Existem os alunos de longa data, que já treinam com o Barata há muitos anos; existem aqueles que entram para turma e logo depois já estão trazendo irmãos e primos para treinar também; e tem os que ainda estão chegando de forma tímida e receosa. Mas o que importa, é que não demora muito para você ser acolhido por aquela grande família, que se junta em todos os momentos: aula, aniversários, passeios pela Praça Paris, ou para um refresco no fim de tarde.
O trabalho tem caráter social, e é gratuito para moradores da Lapa e arredores. Aqueles que não moram na Lapa, devem se inscrever pelo site da ELA, Escola Livre de Artes, ou pelo telefone 2222.2916.
Confira a galeria de fotos da aula!
Confira o perfil do grupo!
O Abadá (Associação Brasileira e Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) Capoeira é uma entidade de utilidade pública que tem como objetivo difundir a cultura brasileira através da Capoeira.
Atualmente, é uma das maiores divulgadoras da cultura nacional dentro e fora do país, estando presente em todas as classes sociais.
O grupo se encontra presente em todos os estados brasileiros, e, no exterior com representação em aproximadamente 50 países.
Foto: Nelson Porto |
parabens meu mano, voce faz realmente a Lapa viver, satisfaçao em ser amigo de um cara correria como voce, sorte sempre, porque vontade e dedicaçao voce ja tem de sobra
ResponderExcluirMarceliño Ganso
classe A!!!
ResponderExcluiresporte e filosofia na arte marcial 100% brasileira!!!
parabens, leo!!! tamujunto!!!
Tudo De bom!!!!Parabens pelo projeto!!!! Um grande abraço da Máfia Da Caneta Produções.!!!
ResponderExcluirDe verdade um trabalho que acrescenta na vida das pessoas e da cultura na Lapa.
ResponderExcluirrapaziada da lapa desde pequeno
ResponderExcluiraprendendo capoeira é cidadania
no abadá isso é lapa mané!!!
ass:Cabral
Parabéns! Belo trabalho!
ResponderExcluirParabéns Barata por esse trabalho lindo,por acreditar nessas crinças que são o futuro da nossa comunidade que de humilde se chama LAPA.
ResponderExcluirAss:Márcia(Gema)
Salve !
ExcluirAdoro a aula! Capoeira lava a alma! Parabéns Léo!
ResponderExcluirabs, Gaby
Barata parabens e tudo de bom! Seus alunos pegaram muita sorte em ter um professor com tanta abilidade e pacienceia. -qahira
ResponderExcluirparabéns irmão tudo de bom pra vc e a criançada tamo juntão sempre !!! axé ...
ResponderExcluirLéo, é muito bom ver seu trabalho desenvolvido com muito carinho e dedicação. A gente consegue perceber o quanto você está feliz por isso! A capoeira é única, e é importante tanto para as crianças quanto aos maiores ter esse aprendizado de luta, arte e cultura, e saber levar com eles pra vida toda os conceitos de um bom capoeirista. Parabéns! Beijos, Enfermeira.
ResponderExcluir