quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Abadá Capoeira

A turma reunida sob os arcos | Foto: Nelson Poto


O berimbau anuncia que a capoeira ainda escreve história na Lapa. Presente no bairro desde a época em que Malandros eram famosos por serem exímios capoeiristas, o esporte tem papel fundamental na formação da identidade do bairro, e esteve presente em diversas as épocas.


O grupo Abadá Capoeira - Associação Brasileira e Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira - começou há 20 anos, e tem por objetivo difundir a cultura através da capoeira. No início, o trabalho era organizado por dois amigos e acontecia na Quadra da Lapa (na Travessa do Mosqueira, onde hoje funciona um estacionamento). Quando um dos amigos saiu do grupo, foi Leo Lenine, "graduado" como Barata, - um dos mais antigos alunos do projeto na Lapa- que assumiu parte do controle da molecada!


Depois de passar 6 meses sem local para treinar o grupo, Barata recebeu o convite de Maria Jucá para levar o Abadá Capoeira para o Circo Voador! E, há 2 anos, todas as segundas e quartas, das 16h30 às 18hs, 22 alunos/amigos moradores da Lapa se reúnem para tardes de muito lazer. São crianças entre 7 e 14 anos que tem um hobbie em comum: reunir dança, luta, jogo e arte em um só esporte. 


Já nos primeiros momentos, se percebe que aquela convivência não se trata apenas de aulas de capoeira. A cooperação, o carinho e o respeito entre alunos e professor transborda. Existem os alunos de longa data, que já treinam com o Barata há muitos anos; existem aqueles que entram para turma e logo depois já estão trazendo irmãos e primos para treinar também; e tem os que ainda estão chegando de forma tímida e receosa. Mas o que importa, é que não demora muito para você ser acolhido por aquela grande família, que se junta em todos os momentos: aula, aniversários, passeios pela Praça Paris, ou para um refresco no fim de tarde.


O trabalho tem caráter social, e é gratuito para moradores da Lapa e arredores. Aqueles que não moram na Lapa, devem se inscrever pelo site da ELA,  Escola Livre de Artes, ou pelo telefone 2222.2916.

Confira a galeria de fotos da aula!




Abadá Capoeira
Confira o perfil do grupo!


O Abadá (Associação Brasileira e Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) Capoeira é uma entidade de utilidade pública que tem como objetivo difundir a cultura brasileira através da Capoeira.
Atualmente, é uma das maiores divulgadoras da cultura nacional dentro e fora do país, estando presente em todas as classes sociais.
O grupo se encontra presente em todos os estados brasileiros, e, no exterior com representação em aproximadamente 50 países.


Foto: Nelson Porto

12 comentários:

  1. parabens meu mano, voce faz realmente a Lapa viver, satisfaçao em ser amigo de um cara correria como voce, sorte sempre, porque vontade e dedicaçao voce ja tem de sobra

    Marceliño Ganso

    ResponderExcluir
  2. classe A!!!

    esporte e filosofia na arte marcial 100% brasileira!!!

    parabens, leo!!! tamujunto!!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo De bom!!!!Parabens pelo projeto!!!! Um grande abraço da Máfia Da Caneta Produções.!!!

    ResponderExcluir
  4. De verdade um trabalho que acrescenta na vida das pessoas e da cultura na Lapa.

    ResponderExcluir
  5. rapaziada da lapa desde pequeno
    aprendendo capoeira é cidadania
    no abadá isso é lapa mané!!!
    ass:Cabral

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Barata por esse trabalho lindo,por acreditar nessas crinças que são o futuro da nossa comunidade que de humilde se chama LAPA.

    Ass:Márcia(Gema)

    ResponderExcluir
  7. Adoro a aula! Capoeira lava a alma! Parabéns Léo!
    abs, Gaby

    ResponderExcluir
  8. Barata parabens e tudo de bom! Seus alunos pegaram muita sorte em ter um professor com tanta abilidade e pacienceia. -qahira

    ResponderExcluir
  9. parabéns irmão tudo de bom pra vc e a criançada tamo juntão sempre !!! axé ...

    ResponderExcluir
  10. Léo, é muito bom ver seu trabalho desenvolvido com muito carinho e dedicação. A gente consegue perceber o quanto você está feliz por isso! A capoeira é única, e é importante tanto para as crianças quanto aos maiores ter esse aprendizado de luta, arte e cultura, e saber levar com eles pra vida toda os conceitos de um bom capoeirista. Parabéns! Beijos, Enfermeira.

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.