segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Samba está de luto e a cuíca perdeu o choro. Ovídio Brito se foi...

Ovídio cantava com manha e muita bossa
Dia 22 de novembro comemora-se o Dia do Músico. Porém, a partir do próximo ano a data será lembrada como uma data triste. O dia em que a música, em particular o mundo do samba, perdeu um mestre, um craque, uma fera na arte da percussão. A madrugada em que o grande músico Ovídio Brito se foi. E, como se fosse uma despedida sem aviso, horas antes ele estava rodeado de amigos no que seria a estréia de sua roda de samba em parceria com o parceirão Márcio Vanderlei, no Renascença Clube.


E, por mais que aconteça, não estamos acostumados com a perda. Ainda mais de alguém que merecia todo o respeito. Este garoto de apenas 65 anos. E que trazia na alma a mais pura tradução do que é ser um percussionista. Nos estúdios de gravação era uma das referências quando o assunto era a cuíca. Com uma sensibilidade fora do comum para alternar os sons agudos e graves fez por merecer todos os elogios que recebeu.

Tive a sorte de dirigir um DVD, o Raça Brasileira – 20 Anos, em 2004, gravado no Circo Voador, em plena Lapa, com Ovídio no palco. Lá estava ele com sua inseparável cuíca, seu tamborim, seu pandeiro e seu contagiante sorriso. Porém, não me esqueço de uma gravação de um cd que produzi e que acabou não saindo, de um grupo chamado Sonho Real, que se desfez. Era o samba Só por um Momento, de Jorge Aragão. Pedi ao mestre que fizesse uns ataques de dois em dois versos. E ficou perfeito. Com um sentimento sem igual. E de primeira.


O sorriso contagiante do parceiro Ovídio

Conheci Ovídio no estúdio da Som Livre, em Botafogo, em minha estréia na produção de um disco, como coordenador das produções de Mílton Manhães. Foi no LP Sorriso Novo, de Almir Guineto, com direito a show de uma famosa cuíca. E também esteve comigo no musical Lição de Samba, na Sala Baden Powel, em Copacabana. Tocou sua cuíca, cantou samba enredo e ainda fez um duelo com Carlinhos Tcha Tcha Tcha dizendo miudinho.

A alegria de Mestre Ovídio e sua amiga cuíca
Infelizmente não pude estar na grande festa que foi seu pagode com Márcio Vanderlei no Renascença, no último dia 21. Mas lembro das tardes que nos encontrávamos na Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel. Numa dessas ele me chamou para beber água de coco. E levamos um bom papo. Era um bom papo este Ovídio.

Que falta você vai fazer no palco de Arlindo Cruz. Que falta vai fazer nos estúdios de gravação. Que falta você já está fazendo, camarada. Menos nos corações e na memória dos amigos. Nestes lugares você estará sempre vivo.

E, como escrevi no título, hoje a cuíca perdeu o choro...



Marcos Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.