terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Itiberê Orquestra Família: Variedade com mistura em som avesso à segmentação

Itiberê Zwarg
Prezados amigos,

Filho de Antônio Bruno, pianista e compositor máster em samba-canção (como "Flores, Estrelas e Mulheres", que mereceu belo registro de Jamelão no elepê deste "Aqui Mora o Ritmo", da Continental, em 1962, e "Contrassenso", por Elizeth Cardoso no elepê "Retrato da Noite", da Copacabana, em 1958), o multi-instrumentista Itiberê Zwarg teve no pai, naturalmente, o primeiro e fundamental apoio para seguir rumo próprio na profissão musical, cujo ponto de partida, ainda na adolescência, ocorreu numa boate do balneário de Itanhaém (SP), Lampião.
Itiberê Zwarg

Desse estabelecimento, aliás pertencente a Antônio Bruno, figura ademais bem conhecida e atuante na noite e nos principais canais de rádio e tevê paulistanos nos anos 50 e 60, até o êxito da sua "sui generis" Orquestra Família (não convencional na reunião, na utilização e na combinação dos seus instrumentos, por exemplo), Itiberê tem, desde 1977, no convívio com o genial Hermeto Pascoal e como contrabaixista do conjunto dele, uma experiência marcante cujos frutos, saboreados pelo seu alunado na Pró-Arte - os "netos artísticos" de Hermeto -, têm a variedade de sabor da chamada música universal.

 Aberta ao hibridismo de timbres e à mistura de ritmos, sem concepções estanques ou óbices classificatórios, com a partitura moldada pelo exercício, e não o inverso, é essa a música que prometem Itiberê e o seu "ensemble" nesta terça-feira, 14 de dezembro, a partir das 21h, no aconchegante TribOz. Eles são "free", eles são "free" demais, e o resultado da experimentação, não raro surpreendente, tem agradado em cheio à crítica especializada ao longo dos 11 anos de atividade que Itiberê mantém com os seus pupilos.


"Sarau da Laurinda"



"Ipojucan"


Serviço
Terça, 14 de dezembro

A "Itiberê Orquestra Família" foi criada por Itiberê Zwarg, integrante há 34 anos da banda de Hermeto Pascoal. Com multiplicidade de estilos, ricos arranjos e solistas em improvisos impactantes, a orquestra exibe um repertório que varia entre grupos camerísticos e instrumentação completa. Os músicos se alternam nos instrumentos, já que cada um toca mais de um instrumento, fazendo uma movimentação muito bonita no cenário. O espetáculo é informal e deixa espaço para a interação com a resposta do público. Itiberê assina os arranjos, composições e direção musical.

Itiberê Zwarg (baixo, tuba, piano e percussão) | Carol Panesi (piano, violino e trompete) | Ajurinã Zwarg (bateria, percussão e sax soprano) | Beto Lemos (viola de 10, guitarra, rabeca e percussão) | Mariana Zwarg (flauta em G, flauta em C, flautim, sax tenor e percussão) | Karina Neves (flauta em C, flautim e percussão) | Carol D'Ávila (flauta baixo, flauta em C, flautim e sax alto) | Dado (sax tenor, alto, soprano, flauta, clarinete e clarone)

Abertura da casa: 20h
Apresentação: 21h
Couvert: R$ 15,00


Um bom dia a todos. Grato pela atenção.
Um abraço,
Gerdal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.