As músicas serão executadas pela Banda Fundição e interpretadas por seus autores ou cantores convidados. O projeto este ano tem patrocínio exclusivo da Petrobras e apoio da Globo Rio.
As dez músicas foram escolhidas pelo júri do concurso presidido pela historiadora e autora Rosa Maria Araújo e composto por personalidades como o jornalista e autor teatral Artur Xexéo, o artista plástico Xico Xaves, o cantor e compositor João Cavalcanti e o folião Ivo Medina. Nesta edição o concurso recebeu 940 inscrições e bateu a marca de 5.000 músicas inscritas entre 2005 e 2010.
As dez músicas foram escolhidas pelo júri do concurso presidido pela historiadora e autora Rosa Maria Araújo e composto por personalidades como o jornalista e autor teatral Artur Xexéo, o artista plástico Xico Xaves, o cantor e compositor João Cavalcanti e o folião Ivo Medina. Nesta edição o concurso recebeu 940 inscrições e bateu a marca de 5.000 músicas inscritas entre 2005 e 2010.
O Disco
“As melhores marchinhas do carnaval 2011” já à venda no site e traz, além das canções finalistas, a inédita “A vida não tem bis”, de Braguinha, interpretada por Soraya Ravenle. O pout-pourri de “Pirata da perna-de-pau” com Serjão Loroza, e “Gato na tuba”, com Soraya Ravenle, relembram alguns dos grandes sucessos do mestre, homenageado pelo projeto este ano. Coube a Eduardo Dussek dar vida à também inédita “Marchinha de carnaval”, composta por ele e João Roberto Kelly, que se tornou o hino oficial do concurso.
Os finalistas
- Darcy Maravilha e Sérgio Foleado - “Mulher é bom demais” – Rio de Janeiro
- Edu Krieger - “Nossa fantasia” – Rio de Janeiro, RJ
- Gilberto e Tião Nascimento - “Metrô pra Barra”- Rio de Janeiro, RJ
- Sapo, Luizinho e Rato – ”Pernilongo” – Valinhos, SP
- Marcus Monteiro e Pedro Ivo Dutra - “Amigo Bipolar”- Rio de Janeiro, RJ
- Otami de Oliveira Porpino- “A Jabulani da Terezinha” (Natal – RN)
- Pedro Holanda “Manda ela embora”.
- Ricardo Moretti Tostes - “Mulheres fruta”
- Willow Chung e Tomás Ribas - “Pé na Jaca
Todas as marchinhas são executadas pela Banda Fundição e interpretadas pelos seus autores, pelo coro da banda ou cantores convidados. A Banda Fundição é: Alfredo Del Penho, Clarice Magalhães, Lali Maia, Mariana Bernardes, Matias Correa e Pedro Paulo Malta, no coro; e Altair Martins (trompete), Jéferson Victorio (trompete), Fernando Jovem (trombone), Marcelo Bernardes (sax alto), Joana Queiroz (sax tenor), Domingos Teixeira (violão), Rodrigo Villa (contra-baixo), Cassius Theperson (bateria), Ignez Perdigão (caixa do divino), Sandro Salvador (surdo), além dos músicos convidados Thiago Osório (tuba) e Marcio Hulk no cavaquinho.
O concurso
Idealizado por Perfeito Fortuna, agitador cultural, ator e presidente da Fundição, o "Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso" foi lançado em 2005. O projeto, que este ano conta com patrocínio exclusivo da PETROBRAS e apoio da GLOBO RIO, é considerado um marco na revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro e no país. A partir de sua criação, mais de 5.000 composições foram inscritas na disputa, vindas de todos os estados brasileiros. Diversas cidades realizaram eventos semelhantes nos anos seguintes à criação do concurso da Fundição.
Nas edições anteriores, as marchinhas vencedoras do concurso foram: “Milagre do Viagra”, de Homero Ferreira, em 2006; “Pra Carmem” de Bete Bissoli, em 2007; “Volante e Cachaça não Combina”, de Mauro Diniz e Cláudio Jorge, em 2008; em 2009, “Bendita Baderna”, de Edu Krieger, foi a primeira colocada, e a vencedora em 2010 foi “Bom Dia”, de Renato Torres Lima.
A grande final acontece no dia 20 de fevereiro, com baile na Fundição Progresso e votação interativa aberta para todo o país através do programa Fantástico, da TV Globo, que transmite ao vivo a disputa.
Serviço
$: R$ 10
às 20h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.
Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.