sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sururu na Roda sacode o Bola Preta, toda sexta deste mês, em série carnavalesca que destaca bambas centenários

Prezados amigos,


Repasso abaixo texto do amigo Carlos Monte, pai da cantora Marisa Monte, pesquisador da nossa música popular e coautor (com o professor João Baptista Vargens, da Faculdade de Letras da UFRJ) do livro "A Velha Guarda da Portela". Ele está à frente de uma série carnavalesca de shows que o Sururu na Roda, liderado pelo talento de Nilze Carvalho, faz todas as sextas deste janeiro - hoje, portanto, é dia -, às 22h, no Bola Preta. O Carlos, em suas linhas, explicita a motivação da sua bem-vinda iniciativa, que reúne compositores centenários, e a ele, especialmente, dedico os quatro "links" seguintes (três sambas e uma marcha), relativos a músicas constantes do seu roteiro.



São elas, nesta ordem: "Juracy", de Antônio Almeida e Cyro de Souza, com Vassourinha; "Meu Consolo É Você", de Nássara e Roberto Martins, com Orlando Silva; "Beija-me", de Roberto Martins e Mário Rossi, no "diz aí" de Zeca Pagodinho - com imponente solo de gaita do caruaruense Rildo Hora; e "Alalaô", de Nássara e Haroldo Lobo, uma "pule de dez" da folia imortalizada no disco, curiosamente, pela voz de um daqueles nomes "operísticos" do nosso canto popular, Carlos Galhardo, um "centenário" daqui a dois anos.



Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.



Um abraço

Gerdal
 
"Até o início do Século XX, a música popular do Rio de Janeiro não contava com meios de divulgação para tornar-se conhecida de amplos setores da população.



As composições de Chiquinha Gonzaga, João Pernambuco, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Cândido das Neves e Joaquim Callado, entre outros, permaneciam quase desconhecidas, embora fossem executadas por grupos de chorões e por bandas militares e pudessem ser ouvidas em peças de teatro musicado e nas festas populares realizadas nas igrejas da Penha e da Glória.


Na primeira década do Século XX, um jovem comerciante austríaco, Fred Figner, funda a Casa Edison, responsável pelas primeiras gravações musicais.


Em 1914, a segunda esposa do presidente Hermes da Fonseca, a jovem caricaturista Nair de Teffé, ofereceu recepções no Palácio do Catete, primeiro ao compositor Catulo da Paixão Cearense e mais tarde aos dançarinos Duque e Gabi, para dançar o maxixe Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga.


Ao organizar reuniões para que artistas saídos do povo se exibissem para seus ilustres convidados, a primeira-dama trouxe à cena o violão, instrumento até então associado apenas à boemia e às tertúlias suburbanas.


Em 1922, na inauguração da Exposição Comemorativa do Primeiro Centenário da Independência, o discurso inaugural do Presidente Epitácio Pessoa é transmitido de uma estação instalada no alto do Corcovado, por iniciativa de Roquette-Pinto.


E no ano seguinte entra no ar a primeira estação transmissora de rádio, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo mesmo Roquette-Pinto.


Um jovem e obstinado pernambucano, Adhemar Cazé, aceita o desafio proposto pela fábrica Phillips de encarregar-se da venda de receptores radiofônicos e, graças à sua tenacidade, torna-se o maior vendedor do novo produto.


Segundo Almirante em seu livro No Tempo de Noel Rosa, em pouco tempo o Rio se vê crivado de antenas que emergem dos telhados do casario. É o rádio alcançando inicialmente as residências mais ricas e se espalhando aos poucos depois por todos os bairros da cidade.


Em 1932, Adhemar Cazé cria e dirige o primeiro programa comercial de rádio, o Programa Cazé, que ia ao ar nas tardes de domingo pelas ondas da Rádio Philips. Pela primeira vez, locutores, compositores e músicos, como Noel Rosa, Carmem Miranda, Francisco Alves, Nássara, Cristóvão de Alencar, Braguinha, Silvio Caldas e Almirante, foram contratados e passaram a receber cachês regulares por sua participação no programa.


As gravações musicais elétricas, as transmissões radiofônicas e, mais tarde o cinema falado foram fundamentais para o surgimento de um grande número de novos e talentosos compositores e cantores que deixaram lembranças indeléveis em nossa memória.


Foi sobretudo marcante a contribuição da geração nascida entre 1909 e 1911, que exerceu papel fundamental na cena musical brasileira das décadas de 1930 a 1960, considerada a época de ouro da canção popular, notadamente da música carnavalesca.


Encontrando-se com assiduidade nos ambientes boêmios da época, como o Café Nice, estes artistas realizaram uma intensa colaboração entre si, de que resultaram sucessos inesquecíveis.


Vale citar os nomes de Roberto Martins, Ataulpho Alves, Kid Pepe e Carmen Miranda, nascidos em 1909; Custódio Mesquita, Vadico, Noel Rosa, Antônio Nássara, Cristóvão de Alencar, Haroldo Lobo, Claudionor Cruz e Jorge Veiga, nascidos em 1910; Peterpan, Pedro Caetano, Mario Lago, Assis Valente, Sinval Silva, José Maria de Abreu e Mario Rossi, nascidos em 1911.


Diga-se que quase todos tinham bastante conhecimento musical, sendo capazes de escrever partituras, visto que ainda não existia à época o recurso do gravador portátil, cuja introdução é da década de 1950.


Do mesmo modo que aconteceu com os jovens de hoje, que, apoiados no computador pessoal e na internet, desenvolvem sua criatividade por conta própria, na música, no design e em tantas outras aplicações, os jovens nascidos em torno de 1910 enxergaram no rádio e na gravação uma perspectiva inédita de ocupação profissional para desenvolver seu talento utilizando os novos meios que surgiam.


E apareceram no cenário musical, um após outro, jovens compositores, cantores, locutores, propagandistas que ocupam o crescente espaço radiofônico.


Pesquisando as parcerias carnavalescas destes saudosos “Centenários”, foi elaborado o programa do show Sururu Sacode o Bola Preta, que o consagrado grupo Sururu na Roda, formado por Fabiano Salek, Nilze Carvalho, Camila Costa e Silvio Carvalho, apoiado por mais 4 músicos de grande valor (Naife Simões, Zé Luiz Maia, P. C. Castilho e Pedro Sergio), traz ao palco do novo Cordão do Bola Preta, legítimo reduto da mais tradicional expressão carnavalesca em nossa cidade e cuja fundação ocorreu em 1919, sendo contemporâneo portanto daqueles consagrados compositores cuja obras recordaremos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.