segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exposições Palácio Tiradentes

Palácio Tiradentes
O edifício sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está integrado ao corredor cultural do Centro da cidade com a “Exposição Permanente Palácio Tiradentes, Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro”, aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo. Além de uma exposição no segundo andar, que conta a história do Parlamento no Brasil desde o Império aos dias atuais, os visitantes podem conhecer o Salão Nobre, a Biblioteca e o Plenário da Casa, restaurados recentemente. Foi desse edifício, sede do antigo Parlamento e da cadeia local, que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, saiu para ser executado, no dia 21 de abril de 1792.


Interior do Palácio Tiradentes
Até o dia 26 de maio também pode ser visitada a exposição "AmaMentAção", do fotógrafo Willian Santos, que, nos últimos 13 anos, tem retratou, nas mais distintas circuntâncias e épocas, mulheres que amamentam seus bebês. Para a mostra, foram selecionadas 26 fotografias e dois painéis. “Parte desse material tem tem sentido mais didático, pois tem o intuito de passar a mensagem da promoção do aleitamento materno. A exposição tem caráter artístico, educativo e científico”, definiu ele. A mostra pode ser visitada Saguão Getúlio Vargas, de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

As visitas permanentes ao Palácio são monitoradas por um grupo de alunos de licenciatura em História na Universidade do Estado do Rio (Uerj), que, em sua maioria, fala inglês, francês e espanhol, a fim de atender os turistas estrangeiros. São atendidos quatro grupos por dia com até 44 pessoas. Para diversos grupos de escolas públicas e privadas. Para as instituições públicas a Alerj manda ônibus. Basta agendar pelo telefone (21) 2588-1251.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.