quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fotógrafa se inspira em arte japonesa para exposição no Foto Rio

Haikai é a arte de dizer o máximo com o mínimo, feito com apenas três versos breves em um total de dezessete sílabas. Nesses moldes vazam, entretanto, emoções de encanto intraduzível. Inspirada nesta forma poética de origem japonesa do século XVI, a fotógrafa Ana Rodrigues contempla gestos naturais que estão sempre à nossa volta e geralmente passam despercebidos. Com curadoria de Claudia Tavares, a exposição HAIKAI será inaugurada dia 28 de maio no Centro de Arte Hélio Oiticica, durante a abertura oficial do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. O FotoRio 2011 também acontece no CCBB. Confira!

Haikai

“Flagrantes de pequenos gestos, as imagens mostradas nos levam a perceber que momentos ordinários quando retirados do fluxo do tempo podem se tornar extraordinários, sendo elevados à potência de acontecimentos. Entretanto, acontecimentos de tal sutileza que quase imperceptíveis para a maioria das pessoas. Ana olha atentamente para essas insignificâncias. Registra o detalhe, o silêncio, reduzindo a velocidade diante à correria cotidiana”, explica a curadora da exposição, Claudia Tavares.

Foto: Ana Rodrigues


Em tirinhas de três imagens, Ana Rodrigues grava o instante e instiga o público a descobrir poesia e encontrar mistérios nos mais simples acontecimentos. “A ideia é despertar histórias na cabeça de quem vê, ou simplesmente permitir que as pessoas criem suas próprias histórias”, comenta. As imagens retratam do menino subindo a muretinha de um lago ao casal que se fotografa diante de um monumento ou o artista que se apresenta na rua. Sem a intervenção da fotógrafa, as cenas captam um instante de experiência e falam por si mesmas, mostrando apenas o real cercado de pureza, simplicidade e sinceridade e, talvez por isso mesmo, tão incomparável.

A artista

Há seis anos Ana Rodrigues trabalha com fotografia publicitária no coletivo Páprica. Entre outros trabalhos em projeções e exposições, destaca as coletivas "Marrimage, um Olhar, un Regard" e "Formato Polaroid". Com especialização no Ateliê da Imagem, Ana integra o grupo de acompanhamento de trabalho de Cláudia Tavares e foi fotógrafa residente no projeto Jogos Coreográficos. Desde 2010 a idéia de levar arte para todos seduziu e conduziu os caminhos da fotógrafa ao coletivo O Estendal, com ações produzidas no Brasil e em Portugal. “Acredito na arte como ferramenta de educação e o que espero com o Estendal é a troca que tenho com o público. Escutar opiniões sobre as imagens é extremamente enriquecedor”, conta.


SERVIÇO
  • Exposição Haikai, da fotógrafa Ana Rodrigues
  • Curadoria: Claudia Tavares
  • Calendário do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro
  • Local: Centro de Artes Hélio Oiticica, Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes – RJ
  • Tel: (21) 2232 2213
  • Data: De 28 de maio até 30 de junho de 2011
  • Horário: Inauguração, dia 28 de maio às 17h | Segunda a sexta, de 12h às 20h | Sábados e domingos, de 11h às 17h
  • Valor: GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.