segunda-feira, 11 de julho de 2011

Centro Cultural Lapa. Um novo espaço na Lapa

Mais um espaço abrigará o sambista carioca. Desta vez é o Centro Cultural Lapa, que tem sua inauguração no dia 11 de julho, segunda-feira, às 19 horas, com Roda de Samba e abertura de exposição em homenagem ao cantor e compositor Noel Rosa.

A estreia do sobradão de dois andares, na Lapa, capacidade para 200 pessoas, será com Roda de Samba animada por Serginho Meriti e Claudinho Guimarães, dupla de compositores parceiros em grandes sucessos gravados por Zeca Pagodinho. Estão convidados nomes como Beth Carvalho, Moacyr Luz, Noca da Portela, Nelson Sargento, Toninho Geraes, Zé Luis do Império, entre outros.

Além disso, Noel Rosa será homenageado com exposição de 17 caricaturas, assinadas por nomes como Paulo e Chico Caruso, Lan, Jaguar, Ziraldo, Aroeira e Hipper. A curadoria é de Mauro Cleverson, que deixa o trabalho permanente no Centro Cultural.


Futuro Albergue dos bambas

O samba ganha mais um espaço para aglutinar seus bambas, mas esse é dedicado ao compositor. Essa figura que quase não aparece, terá prioridade nesta empreitada. Muito mais do que um Centro Cultural, o velho casarão da Ladeira de Santa Teresa, n° 6, será em breve no Rio o primeiro Hostel Temático.

Mas enquanto não vira albergue, o espaço que no futuro hospedará sambistas e pesquisadores, vai cumprir com agenda de shows, palestras e seminários. Segundo Carlos Janan, coordenador, já está na programação vários shows e exposições.

O espaço é dedicado ao resgate do samba e da cultura do século passado, tão tradicional no bairro. Época da boêmia de grandes compositores como Noel Rosa, Wilson Bastista, Geraldo Perreira e o último malandro Moreira da Silva. Também queremos homenagear personagens marcantes como Madame Satã, lenda da velha Lapa. Isso sem esquecer dos artistas de hoje, diz.

No dia 18 de julho, haverá o III Encontro de Sambistas Compositores. Nesta noite será apresentado o Projeto de Lei em tramitação, que concederá o benefício de aposentadoria ao sambista.

Já estão programadas duas exposições ainda para este ano. Uma do fotógrafo Januário Garcia, só com capas de Lps de samba, e a outra com obras da compositora e artista plástica Gisa Nogueira, avisa Janan.



SERVIÇO:

Dia 11 de julho, segunda-feira, 19 horas
Centro Cultural Lapa. Ladeira de Santa Teresa, n° 6 – Lapa. Tel. 2233-4947.
ENTRADA FRANCA
Capacidade: 200 pessoas
Classificação etária: 18 anos

10 comentários:

  1. por favor pode esperar para mim?!?!
    vou sair do curos as 19h e vou logo pra vcs!!!!
    raffaella

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia de CENTRO CULTURAL LAPA; só não curti porque mal inaugurou e já tem uma previsão para não ser mais um centro cultural!

    ResponderExcluir
  3. Tomara que não seja mais uma iniciativa de gente inescrupulosa que anuncia uma inicativa e na verdade é máscara para desviar dinheiro publico.
    O MP precisar verificar que turma é essa, são velhos conhecidos da malndragem carioca.

    Maria Jose

    ResponderExcluir
  4. Os sambistas tem de ficar de olhos bem abertos, podem estar sendo usados mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Alguém saberia informar a programação da casa ?

    ResponderExcluir
  6. ANTES DE POSTAREM QQUER CIRTICA, VCS DEVERIAM CONFERIR E SE INFORMAR MELHOR! A CASA É MARAVILHOSA E COM UMA FREQUENCIA EXTRAORDINÁRIA!!! QUEM AINDA NÃO FOI, VÁ. ESTÃO PERDENDO GDES ESPETÁCULOS.

    ResponderExcluir
  7. DA PRA ARRUMAR OS FIOS POIS PODE PEGAR FOGO A QUALQUER MOMENTO OS FIOS ESTAO TODOS COMPROMETIDOS .

    A OUTRA COISA TAMBEM A FISCALIZAÇAO CEG PRA VER O VAZAMENTO DE GAS LÁ EM PLENA LAPA AINDA SE USA BOTIJAO

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Equipe, meu nome é Leonardo, prazer..

    Sou ator e diretor profissional. Meu último trabalho foi na Novela “Além do Horizonte” da TV Globo. Tenho uma proposta de trabalho em parceria para oferecer a vocês. Se houver interesse, preciso de um e-mail de contato para explicar melhor a proposta. Agradeço desde já toda atenção que me for dispensada. Cordiais saudações.

    Leonardo Bassit.

    Meu Celular: (21) 99736-8899
    Meu E-mail: leonardo.bassit@gmail.com
    Meu Facebook: www.facebook.com/leonardo.bassit

    ResponderExcluir
  9. 📚 "O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela", uma produção independente, é meu primeiro livro de poesias e marca minha incursão no universo literário.
    ֹ
    São 24 poemas e ilustrações em 52 páginas. ֹ

    É possível um espaço com vocês para lançá-lo. Vocês poderiam me ajudar? Ficarei muito grato.
    ֹ
    📮 Meus contatos:

    ▪Site:www.luciopanzasilva.wix.com/poesias
    ▪E-mail: luciopanzasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. 📚 "O tempo não existe: Catraio-tamborim no Morro-Aquarela", uma produção independente, é meu primeiro livro de poesias e marca minha incursão no universo literário.
    ֹ
    São 24 poemas e ilustrações em 52 páginas. ֹ

    É possível um espaço com vocês para lançá-lo. Vocês poderiam me ajudar? Ficarei muito grato.
    ֹ
    📮 Meus contatos:

    ▪Site:www.luciopanzasilva.wix.com/poesias
    ▪E-mail: luciopanzasilva@gmail.com

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.