sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mobilização em combate a violência contra as mulheres


“QUEM AMA, ABRAÇA”


Amanhã, dia 25 de novembrodas 9h ao meio-dia, uma mobilização noLargo da Carioca marcará as celebrações dos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres e os 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O manifesto faz parte da campanha “Quem ama, abraça” coordenado pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) em parceria com o Instituto Magna Mater. Esta campanha será também realizada em Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém.
 
Sete estatuetas femininas que estavam espalhadas pela cidade receberão pinturas feitas pelo grupo Nami - Rede Feminista de Artistas Urbanas. São jovens que usam a arte como ferramenta na promoção dos direitos das mulheres. O mesmo acontecerá nas outras cidades. As artistas plásticas Lúcia Avancini, Marilou Winogard, Yolanda Freyre e Isabel Souza também farão pinturas nas estátuas.

Durante a manifestação a Chefe da Policia Civil, Marta Rocha, juntamente com 11 delegadas titulares da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulher (Deam) vão demonstrar seu apoio à campanha. Todas estarão no Largo da Carioca, vestindo (literalmente) a camisa do ativismo.

A ação também conta com o manifesto a Cia. Cria fará a performance de dançaTu és, onde as bailarinas Raíra Yuma, Flora Bulcão, Nicole Gomes e Thais Menezes mostrarão nuances de como é ser mulher. Elas utilizarão a metáfora do nascimento e desenvolvimento de cada uma. A apresentação tem como objetivo criar um laço de identificação com o público durante as cenas, culminando na interação dos mesmos.


A campanha “Quem ama, abraça” também está nos trilhos. Adesivos e cartazes estão em destaque nos vagões femininos das linhas 1 e 2, bem como nas estações do MetrôRio.

Quem ama, abraça quer mudar o curso de uma história que se repete ao longo dos tempos, transformando conceitos e paradigmas e derrotando preconceitos que, em pleno século XXI, ainda provocam tantas tragédias. A violência doméstica é a que faz mais vítimas no mundo, aumentando o índice de suicídio e causando repetência escolar dos filhos.  A violência contra a mulher é um problema social, que demanda ações e políticas públicas. Seu enfrentamento é responsabilidade e compromisso de todos. 

O clipe oficial da campanha é: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.