As Mimosas da Praça Tiradentes, de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche, com direção do próprio Gustavo em parceria com Sergio Módena, estreia no Teatro Carlos Gomes e tem como cenário a região mítica da cidade do Rio de Janeiro, suas histórias, seus personagens e tudo mais que a torna um ponto de memória afetiva e cultural.
Com texto inédito, As Mimosas da Praça Tiradentes é uma espécie de Priscilla, a Rainha do Deserto ou Gaiola das Loucas à brasileira. Entremeando histórias pessoais de seus personagens, conta o início, o apogeu e a decadência da praça, trazendo a característica marcante da obra dos autores: colocar o Rio como cenário e sua cultura como fonte de inspiração. O enredo mostra como a Praça Tiradentes se firmou, por mais de um século, como o grande centro de efervescência cultural da cidade e recebeu influência de diversos povos estrangeiros criando, a partir daí, a nossa identidade cultural.
Elenco:
Cláudio Tovar, César Augusto, Gustavo Gasparani, Jonas Hammar, Marya Bravo e Milton Filho, experientes atores de outros importantes musicais, dão vida às drags: Lola, a imperatriz, Samantha Overbook, Vanilla Cherry, Miguelito Cigano, Divina Rúbia e Catula de Montecarlo, apresentam uma comédia musical que é capaz, ao mesmo tempo, de entreter, divertir e fazer com que o público saia do espetáculo conhecendo um pouco mais da história da cidade.
A Peça:
Um grupo de transformistas ensaia um show para arrecadar fundos em prol do Cabaré das Mimosas, ameaçado de fechar suas portas. Ao longo dos ensaios são reveladas as histórias das personagens e suas relações pessoais. Cada uma delas representa um período da Praça Tiradentes – são negros, ciganos, vedetes, dançarinas de gafieira, a corte portuguesa e os estrangeiros que ao longo do tempo ajudaram a construir a identidade desta região. Alternando números musicais com cenas dramáticas, o espetáculo cria um mosaico de acontecimentos e fatos que mostra a importância e a razão pela qual a Praça Tiradentes foi considerada uma das regiões mais tradicionais do Rio de Janeiro, sendo conhecida, por muito tempo, como a Broadway brasileira.
As Mimosas da Praça Tiradentes traz personagens que vivem de sonho, de fantasia. Personagens que reinventam o seu dia-a-dia para viver. Aborda a homossexualidade sem preconceito, com muito humor e liberdade. Trazendo, inclusive, um desfecho inusitado... Um love story envolvendo um travesti. A praça, desde seu início, tem ligações com o movimento homossexual. Daí a escolha dos transformistas para contar a sua história.
SERVIÇOS:
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes
Estréia: 14 de janeiro
Temporada: até 25 de março de 2012
Sessões: de quinta a domingo às 19h30
Preço: R$ 50 (inteira) | R$ 25 (meia)
Duração: 110 min
Classificação: 12 anos
Texto: Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche
Direção: Gustavo Gasparani e Sergio Módena
Categoria: Musical
Músicos: Nando Duarte (violão / guitarra), Itamar Assiere (piano), Pedro Mangia (baixo), Carlos César (bateria) e Dado (sopros)
Elenco: Cláudio Tovar, César Augusto, Marya Bravo, Gustavo Gasparani, Jonas Hammar, Milton Filho e elenco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.
Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.