sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Perfis de Gonzaga





    A Caixa Cultural apresenta o projeto Perfis de Gonzaga que acontecerá de 14 a 16 de dezembro, às 19h30 no Teatro Nelson Rodrigues, trazendo uma releitura da obra do Rei do Baião por Xangai, Marcelo Jeneci e Oswaldinho do Acordeon.

    Luiz Gonzaga é uma personalidade musical singular e essencial na trajetória de nossa música. Não apenas enriqueceu a tradição brasileira, como também operou como um artista de integração entre o norte e o sul do Brasil, espaços marcados por distinções e antagonismos. É por isso que no mês em que Luiz Gonzaga completaria 100 anos, o projeto Perfis de Gonzaga vem, por meio de releituras de sua obra, homenagear este artista tão importante para a cultura brasileira.

    Os artistas cuidadosamente escolhidos para homenagear o Rei do Baião representam muito bem essa integração que Luiz Gonzaga fazia entre visões distintas: Xangai há muito se estabeleceu como um dos principais “cantadores” de nossa tradição popular. Oswaldinho do Acordeom sinaliza, como poucos, a continuidade do ideal de Luiz Gonzaga no cenário musical atual. Marcelo Jeneci, como representante da nova geração da MPB, ilustra bem como a permanência do legado do Rei do Baião transcende fronteiras e rótulos musicais. O projeto Perfis de Gonzaga pretende oferecer ao público um rico e diversificado painel, capaz de mostrar toda a pluralidade da contribuição de Luiz Gonzaga.


Programação:


   14/12 - Marcelo Jeneci 
    Nascido na Cohab Juscelino, em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, Jeneci foi criado pela mãe paulista e pelo pai pernambucano, apaixonado por Roberto Carlos e instrumentos musicais. Cresceu embalado pelas estações de rádio populares e trilhas sonoras de novela. Apesar de contar com menos de 30 anos, já tem mais de uma década de atuação, seja como compositor ou músico acompanhante dos novos nomes da MPB. 



   15/12 - Oswaldinho do Acordeon 
    Carioca, mudou-se cedo para São Paulo, onde seu pai Pedro Sertanejo foi um dos introdutores do forró. Iniciou sua formação musical com o estudo do piano, mas logo aproximou-se da sanfona, instrumento que não mais abandonou. Atua profissionalmente desde os 12 anos. Por 13 anos, estudou música clássica, tendo inclusive recebido bolsa para estudar Conservatório Dante de Milão (Itália). Participou de projetos como: Pixinguinha, US-TOP, Free Jazz Festival, Rock in Rio, inúmeros festivais na Franca, Suíça, EUA. Em 2005, venceu o Prêmio TIM de Música por melhor disco por seu trabalho “Cada um belisca um pouco” – categoria Instrumental. 



16/12 - Xangai 

    Nascido em Itapebi, na Bahia, em 1948, Xangai tem se destacado como compositor e intérprete de nossa música de raiz. Seu primeiro álbum, “Acontecivento”, surgiu em 1976, já sinalizando o repertório que viria a marcar sua contribuição para a produção Brasileira, destacando-se, entre outros, a obra de Luiz Gonzaga. Tem extensa série de álbuns lançados. Entre eles, destacam-se: “Parceria Malunga” (1980), “Mutirão da Vida” (1984), “Xangai canta” (1986), “Xangai. Lua Cheia-Lua nova” (1990), “Cantoria de Festa” (1997), “Mutirão da Vida” (1998), “Brasilerança” (2002) e “Estampas Eucalol” (2006). 



Serviço:

Perfis de Gonzaga

Dias: 14 a 16 de dezembro de 2012 (sexta, sábado e domingo)
Local: Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Avenida Chile, 230 anexo Centro
Horário: 19h30
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação: Não indicado para menores de 12 anos
Produção: CANDELA PRODUÇÕES
Patrocínio: Caixa e Governo Federal
Realização: CANDELA PRODUÇÕES
Assessoria de Imprensa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.