terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bloco Thriller Elétrico




O Rio ganha bloco de carnaval com músicas de Michael Jackson!

   O rei do pop, Michael Jackson, é a inspiração para o mais novo bloco do carnaval carioca. Batizado com o nome do disco mais vendido da história, que acaba de completar 30 anos, o Thriller Elétrico faz seu primeiro desfile em fevereiro de 2013. Inédito no carnaval de rua do Rio de Janeiro, o repertório do ídolo ganha ritmo brasileiro.

    Idealizado e dirigido pelo pianista, percussionista e arranjador, Antônio Ziviani, o bloco Thriller reúne cerca de 50 ritmistas e músicos - profissionais e amadores - que vêm ensaiando desde agosto na sede da Maracatu Brasil, em Laranjeiras. O grupo promete sacudir a Praça Tiradentes com hits como Billie Jean, Thriller, Bad, I want you back, Human nature e Off the wall, em versões de samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá e ciranda.       

    “A riqueza sonora das músicas do Michael Jackson, todo o luxo orquestral das gravações originais possibilitam uma diversidade infinita de ritmos e arranjos. Foi isso o que me encantou”, conta Antônio Ziviani, que admite que a atenção para o trabalho do cantor nasceu somente após a morte dele, em 2009. A ideia para o bloco surgiu com a aproximação do pianista, de formação clássica, com a percussão brasileira e o carnaval carioca. Logo Billie Jean e Off the wall ganharam suas versões brazucas.




                                                                             Antônio Ziviani

    O carioca de 28 anos e 10 de carreira divide seu tempo entre os alunos de duas escolas, ensaios de blocos, corais, seu estudo de piano clássico, o bloco Thriller Elétrico e o grupo de música erudita Gnu. Para dar conta de tantos compromissos, conta com a ajuda de um fiel fusquinha azul 1975. 

    Embora o bloco seja seu maior projeto no momento, o músico reconhece a grande influência e paixão pelo piano clássico, que estuda desde os 9 anos de idade, e a importância de seu envolvimento com a educação musical de crianças e adolescentes, possibilitada por sua aproximação com o Método O Passo, desenvolvido por Lucas Ciavatta.






    Seguindo os moldes de outros blocos cariocas, o Thriller Elétrico tem uma oficina para ritmistas iniciantes, que já se preparam para tocar neste carnaval. Eles são acompanhados por monitores especializados em cada instrumento – surdo, repique, caixa, tamborim, agogô e chocalho. Para dar vida ao bloco, músicos profissionais assumem o baixo, guitarra, teclado, metais e voz.
   










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.