segunda-feira, 25 de março de 2013

Entrevista Intrépida Trupe



    Respeitável público! 

    27 de Março é o Dia do Circo e para comemorar em grande estilo a equipe do Lá Na Lapa entrevistou a Intrépida Trupe. Agora vocês vão ficar sabendo tudo sobre a trupe mais animada da cidade!






Lá Na Lapa: O que motivou vocês a criar uma trupe? 


Intrépida Trupe: A paixão em comum pelo circo e pelo movimento. 


Lá Na Lapa: Quais são as principais inspirações no trabalho da Intrépida? 

Intrépida: Os sonhos de cada um, personagens do cotidiano, signos, imagens marcantes, espetáculos, livros, filmes, desejos, improvisações, histórias vividas, memórias de infância, paixões, amores... 


Lá Na Lapa: Como as influências estrangeiras impactaram na obra do grupo? 

Intrépida: Quando ainda éramos um embrião de Intrépida Trupe já vivíamos o impacto da linguagem acrobática da dança da uruguaia Graciela Figueroa - nossa querida mestra, coreógrafa e diretora do Coringa Grupo de Dança.     Em toda a trajetória da Intrépida Trupe, desde o primeiro espetáculo até hoje, a presença de Graciela se faz notar. 
    Nós sempre tivemos o interesse em assistir trabalhos e grupos que visitam a cidade. Nos anos 80 e 90 assistimos no Theatro Municipal do Rio a quase todas companhias de dança como a canadense La la la Human Steps, Twyla Tharp Dance Company, David Parson, MOMIX, Pilobolus, entre outros trabalhos realmente inspiradores. No Maracanãzinho víamos sempre os circos russos e chineses que nos davam a dimensão de onde se pode chegar com as técnicas acrobáticas e coletivas de movimento.
    Outra companhia que muito nos impactou todos esses anos com uma linguagem de dança muito teatral foi a de Pina Baush. Viajávamos para São Paulo pra ver seus espetáculos quando estes não vinham para o Rio.
    Fora do Brasil tivemos oportunidades de assistir à companhias estrangeiras e muitas vezes ficamos tocados pelos trabalhos.
    Em Paris participamos de diversos festivais com atrações interessantes e assistimos a espetáculos belíssimos como os palhaços russos e grupos circenses europeus nos anos 80. 

    Mais recentemente, ainda em Paris vimos o espetáculo Au revoir Parapluie do diretor mímico, acrobata e ator James Thiérrée que nos encantou pela incrível simplicidade dos efeitos grandiosos e pela magia de sua linguagem teatral. 
    Em 2011 no Rio assistimos ao Théâtre du Soleil, da diretora russa Ariane Mnouchkine, com o espetáculo "Os Náufregos" da Louca Esperança, um trabalho maravilhoso com uma força coletiva inacreditável! Realmente inspirador!
    No ano passado assistimos o espetáculo Donka, uma carta a Chekhov, do diretor italiano Danielle Finzi Pasca e até hoje comentamos o trabalho. O impacto dessas influências estão sutilmente presentes nos espetáculos da Intrépida Trupe num simples movimento, numa idéia ou efeito cenográfico, numa técnica ou numa imagem. 





Lá Na Lapa: Qual é a importância do trabalho pedagógico da trupe?

Intrépida: Normalmente o elenco da Intrépida Trupe é formado por artistas que foram alunos nos cursos regulares do nosso Espaço de Criação situado na Fundição Progresso, na Lapa.
    Raramente a Intrépida Trupe realiza audições. O elenco da companhia se recicla de maneira muito natural. Os artistas do grupo são frequentemente os professores dos cursos que acontecem no nosso espaço. Então o trabalho pedagógico e a formação artística realizada nos cursos regulares se fundem nesse processo de troca e aprendizado que é da maior importância e garante a continuidade da companhia. 
    Atualmente os integrantes da Intrépida Trupe em sua maioria vivenciaram esse processo durante alguns anos e foram convidados a fazer parte do elenco da trupe. 


Lá Na Lapa: Quais são os planos para o futuro? 

Intrépida: Faremos em maio apresentações em São Paulo, no SESC Pinheiros numa mostra de circo paulista abrindo o projeto de circulação do Ao Vento, nosso ultimo espetáculo que estreou em julho de 2012. Para o ano de 2014 pretendemos montar um novo trabalho. 
    No mais, seguimos com nossas atividades regulares do Espaço na Lapa onde todos são muito bem-vindos!






Um comentário:

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.