quinta-feira, 11 de abril de 2013

Abril a Pista de Dança



    A Praça Cardeal Câmara, onde está localizado um dos principais cartões portais do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, e a Praça Tiradentes, receberão pela primeira vez um evento de três dias completamente dedicado à Dança de Salão. 

    Trata-se de uma mostra de dança de salão realizada pela Casa de Dança Carlinhos de Jesus em parceira com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e contará com apresentações de estilos variados executados por dançarinos de companhias de dança carioca, aulão de dança e baile público com show da banda Signus fazendo um grande gafieira ao ar livre. 

    No dia 19, sexta, a programação inclui shows com a Cia de Dança CCC; a Cia de Dança Carlos Bolacha e Cia de Dança DOM. No dia 20, sábado, apresentam-se a Cia de Tango Nuevos Aires, com Tango; a Cia Alex Cavalcante e finalizando as apresentações entre a cena a Casa de Dança Carlinhos de Jesus com dançarinos mostrando samba de gafieira e o tradicional malandro, com Carlinhos de Jesus. 

    Apresentações acontecem no palco montando nos Arcos da Lapa, a partir das 19h. Nos dois dias, após as apresentações das companhias acontece baile público com show da banda Signus tocando gafieira moderna a partir das 21h. 

    Já no dia 21, domingo, apresentação muda de lugar e vai para a Praça Tiradentes, onde acontecerá um grande encontro entre os dançarinos das companhias de dança e a população para um baile público e show com a banda Signus tocando gafieira moderna das 17h às 21h. 

    Cada companhia terá em média 15 minutos de apresentação para os mais diversos estilos entre os quais constam: Zouk, Salsa, Tango, Samba de Gafieira, Forró, Forró Eletrônico. 


Programação:

19/04
CCC, Cia Carlos Bolacha, Cia DOM
Das 19h à 0h

20/04
Cia de Tango Nuevos Aires, Cia Alex de Carvalho e Casa de Dança Carlinhos de Jesus
Das 19h à 0h

21/04
Grande Baile Público na Praça Tiradentes
Das 17h às 21h 


Conheça as companhias de dança

    Há seis anos instalada em plena Praça Tiradentes e com foco na vasta memória cultural desta cidade, a Cia de Dança Centro Cultural Carioca (CCC) elege o samba como estímulo para a criação de movimento. Liderada pelo empresário e dançarino Isnard, o grupo acredita na força do samba como linguagem de dança e formação de cidadania. A Cia de Dança CCC se sustenta nos sólidos conhecimentos que possui na dança de salão e no samba-dança, pelas bases clássicas da dança de salão.

Cia de Dança Carlos Bolacha
    Teve sua formação inicial em 2000, e por ela já passaram grandes dançarinos que hoje despontam com seu trabalho no Brasil e no exterior. Nos últimos 13 anos de existência, apresentou trabalhos nos principais teatros e congressos de dança. Defensor do samba de gafieira tradicional, Carlos Bolacha desenvolveu uma forma de dançar com dinâmica e variações de figuras, em que resgata em sua casa a Cachanga do Malandro a essência do samba, conquistando assim, muitos jovens dançarinos, freqüentadores desta gafieira, que se identificam com a modernidade associada ao tradicional.

Cia DOM
    A Cia DOM surgiu como um grupo de amigos do morro do Cantagalo. Sempre vivenciaram o samba e através dele perceberam mudanças e escolhas importantes em suas vidas. Hoje com dezesseis integrantes, liderados por Patrick Carvalho, a companhia acredita na dança como oportunidade de transformações sócio-culturais e na capacidade que ela tem de romper as fronteiras do preconceito e da discriminação, onde o samba deve ser uma linguagem de acesso à todos, porque fala de compreensão, união e superação, independente de classe e etnia, de sambar ou não sambar, pois acredita que em cada pessoa, em sua essência, existe um DOM a ser revelado.

Cia de Tango Nuevos Aires
    A Cia de Tango Nuevos Aires traz força, beleza, paixão e sensualidade, tendo como essência a celebração da beleza estética da dança, que transcende a imagem clássica de um casal, para falar do amor, da saudade, do desejo de ser amado, tendo como contraponto o Tango, ritmo mais apaixonante de todos os tempos. Criada em 2003, pelo casal de dançarinos Patricia e Javier Amaya, em seus espetáculos, foca a evolução da música, traduzindo os diversos graus de paixões, sentimentos e emoções como: amores, sonhos, prazeres, dores, encontro e desencontros que são marcas dos Tangos.

Cia Alex de Carvalho
    Alex de Carvalho ingressou na dança em 1996 pelo Centro de Dança Jaime Arôxa. Já participou de novelas, seriados e programas de TV, como elenco de apoio em Dança e presta serviços de assessoria e consultoria em academias de Dança de Salão. A companhia ministra aulas de diversos ritmos em sua escola no Rio de Janeiro, além de as mais de 150 participações em Congressos e Workshops das Danças de Salão, como Brasil, Argentina, Suíça, Holanda, França, Reino Unido, República Tcheca, Áustria, Nova Zelândia, Singapura e Austrália. Recebeu a maior condecoração do estado do Rio de Janeiro, a “Medalha Tiradentes”, pela sua dedicação à Dança, em prol da Cultura, Educação e inclusão Social. Participou ainda do quadro “A Dança dos Famosos” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo, dançando com a ex-atleta Hortência Marcari.

Casa de Dança Carlinhos de Jesus
    A personalidade artística de Carlinhos de Jesus já é parte da história da arte brasileira há muito tempo, por suas inúmeras aparições como dançarino e astro convidado em shows de grandes nomes da MPB, clipes, filmes, especiais para TV, teatro, carnaval, entre outros. Trabalhando lado a lado com Carlinhos existe um grupo de dançarinos de salão que juntos e sob sua supervisão apresentam-se em eventos especiais, lançamentos, congressos, convenções, festivais chegando a convites do porte de espetáculos no exterior.  Formado por oito casais, exímios representantes da linguagem da dança de salão (sambas, boleros, salsas, chorinhos, tangos, etc..)a cada dia progride no aprimoramento técnico. Na sua agenda têm ensaios especiais com introdução à representação teatral, canto, sapateado, dança contemporânea e inúmeras experiências. Entre os espetáculos apresentados estão “Aquarela”, “Isto é Brasil” , "Pé na Estrada” e o "Samba do Carlinhos".


Entrada Gratuita 
Classificação Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.