quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Festival do Rio 2013


de 26 de setembro a 10 de outubro


Festival anuncia mostras e títulos confirmados


    A maratona vai começar! Durante 15 dias o Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 paises, espalhados por cerca de 30 locais de exibição, realizar oficinas, palestras e seminários no RioMarket e muito mais.

    O Festival abre sua 15ª edição com exibição do aguardado Amazônia – Planeta Verde, a maior produção cinematográfica já realizada sobre a região, de Thierry Ragobert, em noite de Gala no Odeon Petrobras. Dada a largada, o público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

    São 350 filmes divididos por mostras, entre eles, Blue Jasmine, de Woody Allen; Terra Prometida, de Gus Van Sant; Spring BreakersGarotas Perigosas, de Harmony Korine; Pussy Riot - A prece punk, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón; Diana, de Oliver Hirschbiegel; A Filha de Ninguém, de Hong Sang-soo; As Ondas do Rádio (a Oeste), de Lionel Baier;  Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles (Good Ol’ Freda), de Ryan White; A Dança da Realidade, de Alejandro Jodorowsky; Jeune & Jolie, de François Ozon; o sci-fi iraniano Taboor, de Vahid Vakilifar; A grande beleza (La Grande Bellezza), de Paolo Sorrentino e outros.
    Além das mostras já conhecidas - Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil,  Première Latina, Midnight, Midnight Terror e Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, o Festival renova sua programação com outras mostras:
  • Mostra Tec: antes do mundo virtual, era a privacidade: com 7 documentários que abordam o impacto da internet, midia e novas tecnologias de informação e interação nas relações entre individuos, grupos sociais, povos e governos


  • Mostra Expectativa Vanguarda com 6 filmes filmes que desafiam as regras da narrativa convencional que exploram, descobrem e potencializam novos percursos no cinema actual: pinturas sensoriais até relatos íntimos e outros colectivos desde uma sala de tribunal nos estados unidos até paisagens africanas longínquas: 


  • Mostra Panorama Grandes Documentaristas, com recentes produções dos mestres do documentário Frederick Wiseman, Nicolas Philibert, Errol Morris, Rithy Panh e Claude Lanzmann e de três cineastas de peso, tanto na ficção quanto no documentário: Marcel Ophuls, Ken Loach e Werner Herzog.

    O Festival dedica uma retrospectiva especial ao diretor americano Paul Schrader, que vem ao Rio receber homenagem pelo conjunto da obra. Na seleção, o polêmico The Canyons e alguns de seus maiores sucessos, como A marca da panteraO gigolô americanoMishima: Uma vida em quatro tempos e outros.

    Ainda pouco conhecidos no Brasil, os cineastas franceses Alain Guiraudie, (prêmio de melhor diretor da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes pelo filme Um Estranho no Lago) e Claire Simon (que vem apresentar seu último longa Gare du Nord) ganham retrospectivas.

    Por conta das celebrações da Alemanha no Brasil, o país será homenagedo no Festival com as mostras Foco Alemanha e mostra Escola de Berlim:

    No Foco Alemanha 
entre os destaques estão os filmes Ouro, de Thomas Arslan, exibido na competição do Festival de Berlim e protagonizado pela estrela Nina Hoss; Saída Marrakesh, novo da diretora Caroline Link, vencedora do Oscar por Lugar nenhum na ÁfricaHome From Home, de Edgar Reitz, espécie de prequel para sua cine-série Heimat, iniciada nos anos 1980, com o cineasta e ator bissexto Werner Herzog no elenco; e Os mortos e os vivos, de Barbara Albert, uma reflexão sobre o nascimento do nazismo e a realidade dos turcos na Alemanha contemporânea.

    A Mostra Escola de Berlim é focada no movimento cinematográfico que chamou atenção na última década e nasceu com diretores como Christian Petzold (YellaBarbara), Thomas Arslan (A Fine DayFérias) e Angela Schanelec (MarselhaOrly). Os filmes do movimento são marcados pela colaboração mútua entre diretores e artistas da geração. Um exemplo é a trilogia Dreileben, três telefilmes passados no mesmo cenário, cada um de um diretor diferente.

    A cineasta de vanguarda Ulrike Ottinger também será homenageada, com a exibição de filmes como Sob a neve Freak Orlando.

    Pelo terceiro ano, o Armazém da Utopia (Armazém 6) será a sede do RioMarket, do Cine Encontro e das sessões populares:

    Palestras e rodadas de negócios, seminários sobre tecnologia, workshops para roteiro de cinema e televisão e outros temas serão abordados no RioMarket, com a presença de profissionais do audiovisual. Algumas oficinas terão entrada gratuita.

    O Cine Encontro oferece ao público a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.

    Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com   diretores e atores  internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.




Saiba mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.