segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Roberta Sá e Casuarina na Fundição Progresso



    Roberta Sá volta ao palco da Fundição Progresso no dia 1º de novembro com um show que passa pelo seu quinto disco, “Segunda Pele”, e também por canções do repertório do Baile da Rosa, que a cantora mostrou no carnaval desse ano. Na mesma noite, o grupo Casuarina apresenta as músicas de seu disco “10 anos de Lapa”.

    Não foi na Lapa que eles nasceram. E não foi lá também que eles aprenderam a ler, como diz o lindo samba de Wilson Batista e Marino Pinto, “Largo da Lapa”. Mas assim como o próprio Wilson Batista, Geraldo Pereira, Noel Rosa e malandros como Brancura, Madame Satã e outros da primeira metade do século passado, Daniel Montes (violão de 7 cordas e arranjos),  Gabriel Azevedo (voz e pandeiro), João Cavalcanti (voz e percussão), João Fernando (bandolim, vocais e arranjos), Rafael Freire (cavaquinho e vocais), integrantes do Casuarina, conhecem como poucos as ruas, vielas e os palcos do bairro boêmio.

    O repertório do show vai do estilo “gafieira” com “Dissimulata”, de João Cavalcanti; a uma animada roda de samba, com “Samba de Helena”, de Gabriel Azevedo, até a contemplativa “Murmúrio”, de João Fernando e Delcio Carvalho. O palco vira um bailão na suingada “Devagar com a Louça”, de Luiz Reis e Haroldo Barbosa, “Com que Roupa?", de Noel Rosa e “Beija-Me”, de Mário Rossi e Roberto Martins, gravada em 1943 por Ciro Monteiro, e até hoje presente no repertório das casas da Lapa. Outra autoral é “Ponto de vista”, em parceria com Edu Krieger: “Do ponto de vista do mar, quem balança é a praia/ Do ponto de vista da vida, um dia é pouco/ Guardado no bolso do louco há sempre um pedaço de Deus/ Respeite meus pontos de vista que eu respeito os teus”. É na emoção do encontro e no balanço da amizade dos rapazes que a festa dos dez anos se encerra ao som de “Lapinha”, de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro.

    Para o show na Fundição Progresso, Roberta Sá montou um roteiro com canções de “Segunda Pele”, que apresenta compositores de diferentes gerações e linguagens: Caetano Veloso (“Deixa Sangrar”), João Cavalcanti (“O Nego e Eu”) e o trio Moreno Veloso, Quito Ribeiro e Domenico Lancellotti (“A Brincadeira”, além de Pedro Luís (“No Bolso”) e Jorge Drexler (“Esquirlas”). Ainda haverá espaço para revisitar álbuns de sua carreira como “Braseiro”, “Quando o Canto É Reza” e “Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria”. O show Baile da Rosa, que Robertamontou no carnaval, será lembrado comsambas e marchinhas tradicionais.

    A direção musical é de Rodrigo Campello, que também toca guitarra e violão tenor e assina os arranjos e as programações. Os músicos que acompanham Roberta no palco são: Élcio Cáfaro (bateria), Paulino Dias (percussão), André Rodrigues (baixo), Eduardo Neves (sax tenor e flauta) e Diogo Gomes (trompete e flugelhorn).
 
Serviço:

Casuarina e Roberta Sá
Data: 01/11/2013
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)Abertura da casa: 22hrs
Início do show: 0h
Classificação etária: 18 anos
Preços: 30,00 (meia* 1°Lote)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.