quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Exposições da Galeria Scenarium




      A nova Galeria Scenarium, na Rua do Lavradio, ocupa dois casarões do século XIX, que foram totalmente recuperados e restaurados de acordo com as normas do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro. A Galeria está com duas mostras em cartaz: ‘Hereros’, com 83 fotografias de Sérgio Guerra sobre um dos mais antigos grupos étnicos africanos, e ‘Casa Brasileira’, com ambientações de acordo com épocas e estilos que decoravam as residências brasileiras – principalmente Art Nouveau, Art Déco e design dos anos 50, 60 e 70. Até 20 de dezembro.


‘Hereros’

A nova casa do Centro Antigo traz de volta ao Rio a exposição “Hereros – Pastores Ancestrales de Angola”, que revela, em 83 fotografias de Sérgio Guerra, o cotidiano do mais antigo grupo étnico africano, os Hereros. Com curadoria de Emanoel Araujo, a bem-sucedida mostra já foi conferida por mais de 200 mil pessoas no Brasil, em 2012, e no exterior. Outra atração é um vídeo com o ‘making of’ do trabalho do fotógrafo. A exposição permanecerá na Galeria Scenarium até o dia 20 de dezembro, com entrada gratuita. As fotografias estão à venda no local.

Um dos destaques da mostra na Galeria Scenarium é uma peça de arte africana que pertencia à coleção particular da Galeria Objets Interdits, em Paris, da marchand Vilma Laroche. Recém-adquirida para o acervo do Grupo Scenarium, a cabeça de Ifê é uma peça de bronze que representa Óoni, o rei de Ifê, cidade no sudoeste da Nigéria. A cabeça é uma réplica da coleção de 13 esculturas expostas no British Museum, em Londres, datadas do século XIII e encontradas nos anos 60, em Ifê, cidade no Sudoeste da Nigéria.

A cidade de Ifê é considerada sagrada pelo povo Ioruba por ser o berço lendário da humanidade, devido a sua mítica fundação por Ogum, filho do deus Odudua. Acredita-se que foi a capital de um reino bem estabelecido, por volta do século 11, que utilizou a arte em bronze imortalizada nas 13 esculturas que se encontram no British Museum. O bronze de Ifé parte de um estilo de modelação como a Terracota.


‘Casa Brasileira’

A Exposição Casa Brasileira apresenta vários ambientes de época, decorados com móveis e objetos que compõem o acervo histórico do Rio Scenarium, com a parceria da Movelaria Belmonte (Rua do Lavradio, 34) e do La Botica da Jane (Rua Pereira Barreto, 71, Tijuca), além de peças do Scenarium Antique (Rua do Lavradio, 28). A seleção conta com a curadoria da museóloga e especialista em cultura e história brasileira, Eloisa Ramos Souza, ligada ao Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, e ambientações de Elma Cola, decoradora que atua no mercado há mais de  25 anos, sócia e responsável pela decoração do  Rio Scenarium e outras casas do grupo.

No espaço, foram montadas ambientações de acordo com épocas e estilos que decoravam as residências brasileiras – principalmente Art Nouveau, Art Déco e design dos anos 50, 60 e 70. Pela primeira vez, está exposto parte do acervo que pertenceu à família Guinle, adquirido pelo Rio Scenarium em 2002, e que vem sendo cuidadosamente recuperado pelos restauradores do Instituto Rio Scenarium (Rua dos Inválidos, nº30), sob a coordenação do restaurador Raimundo Nonato.  Este acervo, composto por mais de 50 peças em madeira entalhada de guirlandas, flores e pássaros, foram utilizados como revestimento de parede em um dos palacetes da família Guinle, já demolido. Chamado de “boiserie”, este é um revestimento francês típico do sec. XVIII, ou seja, são painéis de madeira, adornados por molduras e ornatos. Os painéis entalhados são decorados em policromia, com douramentos em folha de ouro, e fazem conjunto com inúmeros quadros pintados em óleo sobre madeira, representando ninfas e elementos art noveau. 


Galeria Scenarium

Hereros – Pastores Ancestrales de Angola” e ‘Casa Brasileira’
Rua do Lavradio, 13 - Centro Antigo, próximo à Praça Tiradentes - Rio de Janeiro
Telefone: 3147-9017
Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 20h.
Até 20 de dezembro.
Grátis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.