segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fundição - Fevereiro


08/02 - Carnavalença

    Cantor lança novo álbum no Rio, inteiramente dedicado aos gêneros do carnaval pernambucano: Frevos, Caboclinhos, Cirandas e Maracatus

    Alceu Valença está de volta ao Rio para o lançamento da turnê de seu novo álbum, “Amigo da Arte” (Deck), sábado, 8 de Fevereiro, na Fundição Progresso. O show reúne frevos, maracatus, caboclinhos e cirandas, estilos surgidos no litoral e na zona da mata de Pernambuco e os mais típicos do carnaval do Nordeste. Os blocos Orquestra Voadora e Sargento Pimenta completam a festa.

    No palco, Alceu apresenta aos cariocas seu show de carnaval, o CARNAVALENÇA, em que traça um robusto panorama da folia de Olinda e Recife, e destrincha o frevo em todas as suas vertentes.

    Dentre os frevos de bloco, de inspiração ibérico-mourisco-lusitana, estão “Frevo N°1”, de Antonio Maria (que no álbum tem participação da cantora portuguesa Carminho) e “Pirata José”, de Alceu, passando pelos frevos-de-rua, de pulsação frenética e sincopada – como em “Voltei Recife”, de Luiz Bandeira; “Diabo Louro”, “Roda e Avisa” e “Bom Demais”, de J. Michilles; até as autorais “Frevo da Lua”, “Frevo Dengoso”, “Me Segura que senão eu caio”, “Homem da Meia-Noite”, todas de Alceu com parceiros.

    O mais apoteótico show do carnaval pernambucano, que a cada ano arrasta multidões ao encerramento da folia, no Marco Zero, inclui a influência negra dos maracatus – Nas batidas de bombo e estouros de bombas de “Maracatu”, em que Alceu entoa os versos do poeta pernambucano Ascenso Ferreira – e a presença indígena dos caboclinhos, de “Nas Asas do Passarinho” e “Amigo da Arte”.

    As cirandas, surgidas na Ilha de Itamaracá, alinham a herança portuguesa à face sonora mais visível da tradição afro-brasileira, em “Ciranda da Aliança” e na “Ciranda da Rosa Vermelha”. Em tempo de carnaval, há espaço para o afoxé em “Anunciação”, a toada em “Belle de Jour”, a embolada na “Embolada do Tempo” e uma versão em ritmo de frevo, com arranjo de metais do maestro Duda, para a femme fatale morena “Tropicana”.

    Fiel à tradição, mas guardando distância do tradicionalismo, como gosta de ressaltar, Alceu desenvolve a cada carnaval um repertório exclusivamente focado nos gêneros da folia nordestina – num espetáculo diverso dos que costuma apresentar no Rio. É este inseparável amigo da arte, em uma de suas principais vertentes, que o público da Fundição Progresso verá em ação no show de lançamento de seu mais novo álbum.

    Alceu apresenta seu CARNAVALENÇA ao lado de Paulo Rafael (guitarra), Nando Barreto (baixo), Tovinho (teclados), Cássio Cunha (bateria), Edwin das Olindas (percussão), além de um quarteto de metais em brasa formado na melhor escola pernambucana do frevo.Horário: 22:00
Ingressos:
R$30 (meia) | R$60 (inteira)

__________________________________________________________________________

14, 21, 28/02 e 07/03  - Ensaios do Monobloco



    Mais uma vez a batucada do MONOBLOCO vai tomar conta da Lapa.

    O grupo fará os ensaios do desfile de carnaval na Fundição Progresso.

    No repertório, além de sambas e marchas tradicionais, clássicos de Tim Maia, Ben Jor, Chico Buarque, Nação Zumbi, Luiz Gonzaga e muitos outros nomes na música brasileira.
O Monobloco é formado por 200 ritmistas na bateria, Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Alexandre Momo (vocal e guitarra), Alessandro Valente e Carlos Cachaça (cavaquinho) e DJ´s.

Datas: 14/02, 21/02, 28/02 e 07/03
Horário: 23:30
Ingressos ainda não informados

__________________________________________________________________________

22/02 - Sambô



Músicas como "Mercedes Benz" da Janis Joplin, "Rock'n Roll" do Led Zeppelin ou "I feel good" de James Brown, são cantadas por Daniel San (voz e pandeiro) com sua voz característica de rock e acompanhadas por cavaquinho, tan-tan, rebolo...instrumentos típicos de uma verdadeira roda de samba.

Horário: 22:00
Ingressos ainda não informados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.