quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Intercâmbio cultural Brasil-África na Lapa

Do dia 27 de janeiro a 2 de fevereiro o Rio de Janeiro abrigará pela segunda vez um dos maiores eventos culturais do circuito universitário em todo o país. Organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a 5º Bienal de Cultura, Ciência e Arte será relizada na Lapa e terá o formato de um festival cultural, abrangendo debates, shows, oficinas e palestras. Além disso, é um espaço para os estudantes mostrarem suas produções culturais nas áreas das artes cênicas, cinema, música, literatura, artes visuais e, ciência e tecnologia.

Depois de realizar debates e reflexões sobre a diversidade cultural do povo brasileiro, busca da verdadeira identidade da cultura popular brasileira e dialogar entre as diferentes culturas e povos da América Latina, a atual edição da bienal irá tratar do tema “África-Brasil: Um rio chamado Atlântico”. Com isso, a proposta é de se discutir sobre as relações históricas entre os povos da África e do Brasil e as implicações africanas na formação de nosso povo e de nossa cultura. A escolha do tema foi feita com base na obra do diplomata e historiador Aberto Costa e Silva, responsável pelo livro “Um Rio chamado Atlântico”.
 
O evento que durante esses cinco anos rodou por Salvador, Recife e São Paulo, volta ao Rio e terá como principal circuito a área histórica da Lapa e do Rio antigo. A região, que é conhecida pelo seu grande aspecto cultural abrigará os principais estabelecimentos para a realização da Bienal. São eles o Circo Voador, a Fundição Progresso, “Corredor Cultural da Lapa”, Biblioteca Nacional , Cine Odeon e a Escola de Música da UFRJ, entre outras.
 
A Fundição Progresso servirá como principal pavilhão da Bienal onde abrigará o centro de informações, a secretaria e a maioria de oficinas e debates, além de grande parte da “Mostra Universitária”. No Circo Voador  serão apresentados os trabalhos de música e os principais shows; alguns debates e trabalhos sobre literatura serão realizados na Biblioteca Nacional, e toda a parte de audiovisual terá como centro o Cine Odeon. Porém, não se pode esquecer de outros centros culturais espalhados pela cidade que estarão fazendo parte desta festa. O “Lado C” é um projeto incluído no evento que apresenta aos estudantes os trabalhos feitos pelos grupos culturais e assim realiza entre eles um intercâmbio. Os grupos Tá Na Rua, Teatro do Oprimido, Casa Brasil-Nigéria, Nós do Morro e o Museu da Maré são alguns dos movimentos culturais presentes que fazem este tipo de trabalho.
 
A 5º Bienal de Cultura, Ciência e Artes da UNE nem começou e já bate recordes, com 1304 trabalhos inscritos é a edição com maior número de atividades, e que espera por aproximadamente 15 mil jovens de todas as regiões do país. Além disso, os debates, shows e palestras estarão recheados de personalidades ilustres da área cultural. Dentre as presenças já estão confirmadas as do percussionista Naná Vasconcellos, dos cantores Milton Nascimento e Martinho da Vila, e do escritor angolano Ondjanki.
 
Por isso, a partir do fim de janeiro, vale a pena conferir o melhor das produções artísticas feitas pelos estudantes de todo o país no intercâmbio cultural Brasil-África que estará, mais do que nunca, presente no pólo histórico da Lapa e do Rio Antigo.

Maiores informações sobre a Bienal acesse: www.une.org.br/bienal/.



Caio Nolasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.