quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

Confira a programação para o Carnaval no Novo Rio Antigo e Santa Teresa!


Quinta, 19

Banda da Rua do Mercado, 17h
Rua do Mercado em frente à Bolsa, Centro
Desde de 1999 o bloco, fundado por operadores da Bolsa de Valores, anima os foliões. O objetivo é alertar para a revitalização do centro Antigo do Rio de Janeiro, além de homenagear personagens cariocas. O desfile é puxado pelos músicos do Cordão do Bola Preta.

Sexta, 20

Carmelitas, 14h
Esquina de Dias de Barros com Ladeira de Santa Teresa
O bloco irreverente faz seu desfile nas ladeiras de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, desde 1991 O Bloco surgiu como uma homenagem descontraída ao Convento de Carmelitas de Santa Teresa, onde vivem enclausuradas as freiras. A lenda conta que uma das freiras teria pulado o muro do convento no carnaval e se misturado aos foliões.Por isso, o Bloco faz 2 desfiles, um no início do Carnaval, quando a freira fujona começa a cair no samba, e o segundo na Terça-feira de Carnaval, quando a freira tem a oportunidade de voltar ao convento sem chamar atenção.Devido a sua origem, os participantes do bloco usam um véu da ordem religiosa, para que ninguém identifique a freira fujona. O bloco sobe e desce as ladeiras do bairro considerado um dos mais charmosos do Rio. Confira Mais

Embaixadores da Folia, 17h
Av. Rio Branco esquina com Rua São Bento, na altura da Praça Mauá (Centro)
A idéia da Sociedade Carnavalesca Embaixadores da Folia é reviver o carnaval do Rio Antigo. A turma vai fantasiada e mascarada, jogando confete e serpentina e cantando marchinhas, marchas-rancho, sambas antigos e sambas-de-enredo. O desfile passa pela Cinelândia, vira no antigo Obelisco e termina em frente à sede do MIS na Lapa. A turma batiza sua programação de carnaval de "Maratona de Desfiles", neste dia o percurso é tão grande que o nome se torna ainda mais apropriado. É o maior percurso dos blocos que fazem carnaval de rua.

Rival sem Rival, 16h
Rua Álvaro Alvim, 33 , Cinelândia
O Bloco “Rival Sem Rival” ficará concentrado na Álvaro Alvim, em frente ao teatro. E como diz agrião em seu verso,"TÔ NO RIVAL QUE É SEM RIVAL VOU ME RENDER". Idealizado pela atriz e empresária Ângela Leal, o Bloco Rival Sem Rival, já se tornou uma tradição dos arredores da Cinelândia. Depois de homenagear grandes ícones do samba como: Arlindo Cruz, Tia Surica e o saudoso Luiz Carlos da Vila, desta vez será mais uma grande estrela do cenário do samba, trata-se de Moacyr Luz. Um dos principais compositores desse gênero que ganhou o mundo. Como tradicionalmente acontece o homenageado ganha sempre um samba inédito, encomendado a um outro grande artista. Desta vez será o sambista Agrião. Que se encarregou de entregar um belo samba para que o bloco possa fazer uma bela e oportuna homenagem ao grande poeta. Confira Mais

Escorrega Mas não Cai, 19h
Ladeira do Escorrega com Sacadura Cabral, Centro
É a estréia do bloco na Zona Portuária, que, segundo eles, são "filhotes" do Escravos da Mauá

Balado de Santa Teresa, 20h
Largo das Neves, Santa Teresa
O bloco carnavalesco Badalo de Santa Teresa, que no dia 7 de Fevereiro comemora 37 anos de fundação, vai homenagear a comunidade francesa no Brasil com seu samba-enredo de 2009.

Boêmios da Lapa, 21h
Quadra da Lapa
O Bloco Unidos da Lapa foi desfeito em 1990, e deixando uma lacuna para a população local, principalmente, da rua Joaquim Silva. Em 2003, um grupo de amigos resolveu fundar o Bloco Carnavalesco Boêmios da Lapa, formado por pessoas que tocam nas baterias de escolas de samba do Rio de Janeiro e em torcidas organizadas dos grandes clubes do futebol carioca. A finalidade do grupo é ir crescendo e participando gradativamente dos eventos oficiais do Carnaval Carioca, e de bloco chegar a ser escola de samba.É um bloco de enredo, com composições próprias. Tocam também samba de raiz, marchinhas e pagode.

Sábado, 21

Embaixadores da Folia, 05h
Av. Rio Branco esquina com Rua São Bento, na altura da Praça Mauá (Centro)
Mesmo depois da noite de sexta você ainda está pronto para outra as 5 da manhã? Então a pedida é o Embaixadores da Folia! Nessa hora começa o Alvorada dos Embaixadores da Folia, abrindo o carnaval no Centro do Rio de Janeiro. A concentração é às 5h e o desfile começa às 7h, quando o bloco se dilúi no gigantesco Cordão do Bola Preta na Cinelândia. Este é pra quem acha que o Bola não começa cedo o suficiente.


Céu na Terra
 Céu na Terra, 8h
Largo do Curvelo, Santa Teresa
Com marchinhas, frevos, maxixes e foliões fantasiados, o bloco segue o bondinho do Curvelo até o Largo das Neves.

Cordão do Bola Preta, 9h
Na frente do Theatro Municipal, Cinelândia
Após uma dissidência com alguns dos componentes do tradicional Clube dos Democráticos, um grupo de 18 pessoas decidiu criar um cordão, coisa que, naquela época, era proibido pelo chefe da polícia, que acreditava que novos cordões só podiam trazer novas balbúrdias. Mesmo com as regras, o grupo pôs o Bloco na rua no dia 31 de dezembro de 1918. A confraternizando foi no Bar Nacional, o BAR DA BRAHMA, localizado na Galeria Cruzeiro onde hoje fica o Edifício Avenida Central. Enquanto pulavam carnaval passou uma linda mulher de corpo escultural com um vestido colante branco de bolas pretas. Foi a deixa para o nome do bloco: CORDÃO DA BOLA PRETA. E a bela gata foi convidada a participar da festa. Confira mais

Multibloco, 10h30
Av. Mem de Sá, 126
Formado por alunos da escola de percussão da Editora Multifoco, o Multibloco fará sua estréia nas ruas da Lapa.

Bloco Pega Sem Violência, 12h
Av. Gomes Freire, 226
O desfile vai só até a esquina é depois volta para a sede regado pelo caminhão-pipa, que só molha quem quer ser molhado. O samba é marchinhas animam ainda mais os foliões.

Berro da Viúva, 12h
Av. Gomes Freire, 27
O nome “Berro da Viúva” é uma homenagem ao “Berro da Paulistinha”: um desfile de travestis que existia na Avenida Mem de Sá. Quando o evento acabou, surgiu o Berro da Viúva, que realiza, todo primeiro sábado de cada mês em frente ao tradicional Bar A Paulistinha, uma roda de samba animadíssima com o grupo Compasso da Vila, hoje denominado Samba na Calçada. A casa apoia a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa e recolhe latas de leite em pó para doação.

Beco do Rato, 13h
R. Moraes e Vale,5, Lapa.
Sucesso em sua primeira edição no ano passado, o Bloco do Beco do Rato volta com tudo em 2009. E é com tudo mesmo! E para facilitar a vida dos foliões, o bloco criou o kit fantasia com direito à área vip, Cerveja Skol (lata), água mineral, refrigerante, feijão amigo, macarronada, camisa do bloco, boné, adereços, um show ao vivo com o grupo Beco do Rato e muito mais!

Aconteceu!, 14h
Bar do Gomes - R. Àurea com Monte Alegre, Santa Teresa
O pequeno bloco passeia pelas ruas de Santa Teresa animando o bairro.

Carioca da Gema, 16h
R. Mem de Sá, Lapa.
Uma das mais tradicionais casa de show da Lapa agora tem um bloco! E este conta com música de primeiríssima qualidade. Os artistas Moyses Marques, Ana Costa e Stenio (puxador de samba), Marquinhos China, Pedro Miranda, Agrião e muitos outros prometem agitar com a banda estrelada e dirigida por Paulão 7 Cordas. A Bateria Chapa-Quente será comandada pelo Mestre Peri e vem com músicos do quilate de Oswaldo Cavallo, Zero, D. Chacal, Esguleba, etc.Confira mais

Se não quer me dar... me empresta, 16h
R. do Lavradio, 90 - Lapa
O bloco pretende pregar paz, amor e alegria.

Cordão do Bola Preta, 16h
R. Sacadura Cabral, ao lado do 5º Batalhão - Cinelândia
Após uma dissidência com alguns dos componentes do tradicional Clube dos Democráticos, um grupo de 18 pessoas decidiu criar um cordão, coisa que, naquela época, era proibido pelo chefe da polícia, que acreditava que novos cordões só podiam trazer novas balbúrdias. Mesmo com as regras, o grupo pôs o Bloco na rua no dia 31 de dezembro de 1918. A confraternizando foi no Bar Nacional, o BAR DA BRAHMA, localizado na Galeria Cruzeiro onde hoje fica o Edifício Avenida Central. Enquanto pulavam carnaval passou uma linda mulher de corpo escultural com um vestido colante branco de bolas pretas. Foi a deixa para o nome do bloco: CORDÃO DA BOLA PRETA. E a bela gata foi convidada a participar da festa. Confira mais

Domingo, 22

Cordão do Boitatá, 8h
R. do Mercado, Centro
O bloco nasceu em um domingo de carnaval, do ano de 1997 no centro do Rio do Janeiro e, de lá para cá, está sempre revitalizando a festa. Este ano, o bloco sai pelas ruas do Centro antigo sem carro de som, com músicos tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão. As ruas estreitas fazem uma acústica linda, permitindo escutar o povo cantando. Depois, o grupo realiza um grande baile a céu aberto na Praça XV. Este, sim, em palco com som amplificado e com um variado repertório musical composto por sambas, choros, frevos, marchinhas e maxixes.O grupo base é formado Cristiane Cotrim (cavaquinho), Kiko Horta (sanfona), Melissa Ferraz (voz e percussão), Pedro Mazzillo (violão), Pedro Pamplona (sax e flauta), Ricardo Cotrim (percussão) e Thiago Queiroz (sax). Confira mais

Cordão do Boi Tolo, 9h
R. do Mercado, Centro
Para tentar combater a lotação, o Cordão no Boitatá parou de divulgar o horário da sua saída. Numa dessas, um grupo de foliões chegou ao local e nada encontrou. Daí surgiu o Cordão do Boi Tolo.
Numa magia carnavalesca, a revolta popular fez surgir no local um novo bloco, o Cordão do Boi Tolo, que arrastou a multidão pelas ruas do Centro. Músicos do Boitatá, que estavam na área passando o som pro baile do dia seguinte, foram tocar junto do bloco surgido por combustão espontânea.

Bohêmios de Irajá, 16h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas
Um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro volta a fazer festa no carnaval! Os sambas curtinhos o bloco anima os foliões!

Cacique de Ramos, 21h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas
Letras empolgantes, curtas, fáceis de aprender e repetidas poucas vezes animam os foliões. Todo mundo fantasiado de índio e acendendo fogueiras pela Av. Rio Branco!

Segunda, 23

Sogoro Cosongo, 9h
Curvelo, Santa Teresa
Formada por músicos do Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile, o Bloco do Sogoro Cosongo traz um novo estilo musical para o carnaval do Rio de Janeiro! Confira mais

Aconteceu!, 10h
Bar do Gomes - R. Àurea com Monte Alegre, Santa Teresa
O pequeno bloco passeia pelas ruas de Santa Teresa animando o bairro.

Maracutaia, 14h
Largo das Neves, Santa Teresa
o Maracutaia, formado por integrantes e alunos do Rio Maracatu, toca, além das tradicionais toadas de maracatu, composições próprias, mantendo o maracatu como grande fonte de inspiração, juntamente com o coco e o drum n’ bass e atualmente buscam alguma relação também com a batida funk, que está cada vez mais próxima dos tambores africanos. Confira mais

Mão de Lata, 17h
R. do Lavradio, Lapa
Fundado em 2005 por um grupo de amigos apaixonados pelo carnaval de rua, o bloco recebeu este nome para brincar com aqueles que têm a latinha de cerveja grudada na mão. Não por acaso, o seu símbolo passou a ser a mão e a lata unidas, numa quase fusão, traduzindo não apenas a identificação com a cerveja, amplamente cultuada pelo grupo, mas também e principalmente representando um permanente brinde à amizade, à alegria, à confraternização, e um convite à participação na grande festa do Carnaval. Confira mais

Deixa Falar, 19h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas, Centro
Deixa Falar é o nome de uma extinta agremiação carnavalesca do bairro do Estácio, que foi bloco, rancho e é considerada por sambistas e pesquisadores do Carnaval como a primeira escola de samba do Brasil.

Cacique de Ramos, 20h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas
Letras empolgantes, curtas, fáceis de aprender e repetidas poucas vezes animam os foliões. Todo mundo fantasiado de índio e acendendo fogueiras pela Av. Rio Branco!

Terça, 24

Carmelitas, 10h
Largo dos Guimarães, Santa Teresa
O bloco irreverente faz seu desfile nas ladeiras de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, desde 1991 O Bloco surgiu como uma homenagem descontraída ao Convento de Carmelitas de Santa Teresa, onde vivem enclausuradas as freiras. A lenda conta que uma das freiras teria pulado o muro do convento no carnaval e se misturado aos foliões. Por isso, o Bloco faz 2 desfiles, um no início do Carnaval, quando a freira fujona começa a cair no samba, e o segundo na Terça-feira de Carnaval, quando a freira tem a oportunidade de voltar ao convento sem chamar atenção. Devido a sua origem, os participantes do bloco usam um véu da ordem religiosa, para que ninguém identifique a freira fujona. O bloco sobe e desce as ladeiras do bairro considerado um dos mais charmosos do Rio. Confira Mais

Banda das Quengas, 16h
Mem de Sá ,175 - Lapa
A bloco promete agitar a Rua Mem de Sá com muita marchinha e gente bonita.

Bloco Quizomba, 16
Circo Voador, Lapa
Criado em 2001 a partir das oficinas de percussão realizadas no Circo Voador, o Bloco Quizomba tem sido, nos últimos anos, uma das maiores revelações musicais da cidade do Rio de Janeiro.O repertório dá ênfase a sambas-enredo do passado e marchinhas, além de passear por outros ritmos como o afoxé, o samba-funk e o mangue beat. O desfile conta com quatro cantores, metais, violão. cavaquinho e 60 batuqueiros entre músicos profissionais e alunos que fazem parte da oficina do bloco.

Bloco do Bigode, 18h
Av. Rio Branco com Rua da Alfândega (Centro)
Já participante ativo do carnaval carioca, o Bloco do Bigode garante a animação dos foliões com sambas contagiantes e de letra curta. Confira Mais

Embaixadores da Folia, 19h
Av. Rio Branco com Rua da Alfândega, Centro
O bloco sai novamente, desta vez pelo desfile oficial da Riotur. A concentração alcoólica inicia às 16h.

Bafo da Onça, 20h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas, Centro
Fundado em 1956, o Bloco é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. A história do bloco é engraçada: Sebastião Maria, criador do bloco, era um carpinteiro que, em época de carnaval, saía fantasiado de onça e, por causa do alta quantidade de alcool, com um bafo desgraçado.

Cacique de Ramos, 20h
Av. Rio Branco com Presidente Vargas
Última oportunidade para quer quer curtir as letras empolgantes, curtas e fáceis de aprender do bloco. Todo mundo fantasiado de índio e acendendo fogueiras pela Av. Rio Branco!

Quinta, 26

Voltar Pra Quê?, 18h
Rua Álvaro Alvim, Cinelândia.
Para não deixar o carnaval acabar, o grupo Voltar Pra Que? se concentra na Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia, no Centro do Rio, no chamado Beco da Cirrose.

Sexta, 27

Só nos Tamborins, 21h
Travessa Mosqueria, Lapa
Um Bloco nascido na Lapa, com o objetivo de brincar e divulgar o carnaval carioca, com destaque na bateria aos Tamborins e que em paralelo tem o objetivo solidário de promover e divulgar a doação voluntária de sangue, nessa época em que os estoques ficam tão baixos. Confira Mais

Sábado, 28

Berço do Samba, 20h
Em frente à Quadra da Lapa
O Berço do samba nasceu em 2007 e visa resgatar o carnaval animado de antigamente, com foliões fantasiados, cantando marchinhas e sambas clássicos. Contará com a participação da Oficina de Percussão Batuque de Bamba. Confira Mais



Por Marina Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.