terça-feira, 2 de junho de 2009

Circuit Bending Workshop

Através da técnica de Circuit Bending, de Reed Ghazala, Cristiano Rosa apresenta de forma simples e objetiva como construir seus próprios instrumentos, seja modificando circuitos eletrônicos existentes nos brinquedos, rádios, toca-fitas, pedais de guitarra, ou pela construção de projetos eletrônicos como: osciladores, geradores de pulso, geradores de ruído, filtros, mixers, pré-amplificadores, mini amplificadores, efeitos de distorção entre outros.


Todos os projetos são abordados com o mínimo de teoria, utilizando materiais baratos e às vezes reciclados.

Toda descoberta acidental é bem vinda e dividida com o grupo, posteriormente incorporada nas próximas edições das oficinas.

Programa Geral

Mão na Massa 1: o dispositivo eletrônico
abrindo o dispositivo
identificando os componentes eletrônicos na placa
escolhendo seu layout de controle
considerações sobre a carcaça do dispositivo
marcando os melhores pontos na placa
montagem dos controles
soldagem básica
registro gráfico do projeto.

Mão na Massa 2: o circuito integrado 555
conhecendo a placa de protótipos
construindo seu primeiro sintetizador
variações deste sintetizador: a. frequência controlada pela luz (theremin ótico), b. frequencia controlada pelo toque, c. gerador de pulso
integrando o gerador de pulso ao dispositivo modificado
integrando projetos
contruindo um ATARI PUNK CONSOLE
finalização dos projetos, testes de áudio e todos tocando juntos.


Sobre o Circuit Bending

Tradicionalmente, a construção de objetos eletrônicos funcionais necessitava de um bom conhecimento de teoria e uma idéia bem clara do que você queria antes de pegar seu ferro de solda.

David Tudor, Gordon Mumma e outros designers musicais dos anos 70 escantearam essas presunções.

Sendo autodidatas, eles tinham apenas fragmentos de conhecimento de teoria eletrônica e estavam menos preocupados em fazer as coisas "apropriadamente" do que fazer algo que soasse bem. Valorizavam o acaso e eram altamente receptivos a descobertas acidentais.

Reed Ghazala colocou o acaso novamente à frente da prática eletrônica com sua defesa fervorosa do que chamou "Circuit-bending": quando adolescente no final dos anos 60, Ghazala encontrou sons de interação acidental de circuitos: um amplificador aberto deixado em sua gaveta entrou em curto contra algum metal e começou a apitar.

Após algumas experiências, Ghazala adicionou switches para que pudesse controlar os curtos, e o Circuit Bending nasceu.

Ele desenvolveu uma série de técnicas para modificar circuitos encontrados especialmente brinquedos eletrônicos, cuja sofisticação sonora cresceu em resposta direta ao crescimento da tecnologia de semicondutores nos anos 80 - sem o benefício dos diagramas dos fabricantes, ou qualquer conhecimento em engenharia.

Em 1992 ele começou a publicar artigos instrutivos em "Experimental Musical Instru- ments" (uma revista para construtores de instrumentos) e ganhou vários seguidores. Em 1997 ele lançou seu website e hoje uma pesquisa na internet irá revelar grupos de dis- cussão, festivais e workshops de Circuit Bending por todo mundo.

Material Necessário

pelo menos um disposivo eletrônico que emita sons, funcionando alimentado por bateria ou pilhas como: rádios, brinquedos, teclados, pedais de efeito, etc
ferro de soldar de 15-30w com suporte
rolo de solda (azul) 60Sn-40Pb
alicates de qualquer tipo (atenção que vamos trabalhar com componentes pequenos)
chaves variadas (fenda, philips, estrela pequenas)

Serviço
Duração: 12 horas (4 encontros de 3 horas) - de 04 a 08 de junho
Horário: das 20hrs às 23hrs
Valor: R$ 210 (desconto de 10% em pagamento a vista)
Inscrições: Na loja Plano B



Por Marina Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.