terça-feira, 28 de setembro de 2010

Das Páginas do Samba: Saudades de Jovelina Pérola Negra - IV

(Confira, no fim da matéria, uma incrível seleção de fotos antigas)


Após a homenagem ao grande partideiro Deni de Lima, que nos deixou, volto à série sobre esta grande sambista que foi Jovelina Pérola Negra. E fico aqui a imaginar como seria a inesquecível Jojô cantando pelas casas da Lapa. E levando à loucura toda uma geração que não a conheceu, que não a viu versando de improviso. Batendo de frente com os bambas do partido-alto e muitas vezes deixando estes marmanjos em má situação, apelando para baixarias das mais engraçadas. Mas, ao mesmo tempo em que era mestre em dizer os versos mais indecentes num desafio nos partidos, em casa ela não permitia que seus filhos falassem um palavrão sequer.

Neste penúltimo capítulo vou lembrar de algumas de suas manias. Rigorosa na educação das crianças, não pensava duas vezes em castigá-los. Se os filhos encontrassem alguém de idade tinham de pedir a benção. Bastava esquecerem da recomendação para levarem um tapa. E era um senhor tapa. Como aconteceu uma vez que estava com os filhos na igreja e um deles, o Renato, olhou para a sacolinha com a inocente curiosidade de uma criança. E lá veio o famoso e temido tapa com um aviso: “Não pode olhar para o dinheiro da igreja”. Só que o aviso era depois do tapa...

Lembro de uma contada por outra grande dama do samba, Dona Ivone Lara, imperiana como ela. As duas haviam acabado de cantar e estavam esperando o contratante fazer o pagamento. Mas o sujeito ficava indo de um lado para o outro e nem olhava para elas. E Jovelina impaciente. “Calma irmã, ela já vai pagar”, disse Dona Ivone, para acalmar a situação. “É bom, porque senão eu mordo ele”, ameaçou Jovelina, que costumava ter conversas imaginárias com contratantes de show na varanda de seu apartamento. Ela aproveitava e os xingava, dizia que tava recebendo pouco, entre outras coisas que sua imaginação criava. E nem percebia que a filha Cassiana ouvia tudo.

Sempre muito divertida, ela adorava dar susto nos outros. Ia para o shopping com o neto Rafael e mandava que ele ficasse atrás da pilastra para assustar as crianças. E era Jovelina quem dava boas gargalhadas. Ela comprava boneca para a filha Cassiana, para a neta Kamilla, mas era ela quem brincava. O nome da neta, aliás, foi escolhido pela avó coruja. E nem poderia imaginar que anos depois cantaria com ela no CD Jovelina Duetos, que produzi para a gravadora Som Livre. Na faixa É Isso que eu Mereço (título do CD), a voz de Jovelina faz um dueto com a filha Cassiana e a neta. Esperta e afinada como a avó, não gostou de um pedaço do que cantou, pediu pra refazer e disse: “Tio, pede pra sair todo mundo do estúdio?”, disse a candidata a sambista. A pequena colocou a voz às escondidas, na hora do almoço. E, é claro que as lágrimas rolaram quando a mãe Cassiana e a minha assistente Sandra Rolszt voltaram e ouviram a novidade. Voltei no tempo e lembrei-me de quando eu ficava ao lado da Jovelina, quando ela colocava a voz em algumas faixas de seus LPs.

Aliás, é sobre o cd Jovelina Duetos e sobre os fatos sobrenaturais que aconteceram nos ensaios e gravações do DVD Raça Brasileira – 20 Anos, que vou escrever no último capítulo desta série. Semana que vem, valeu? Até lá...

Por Marcos Salles




Fotos


A filha Cassiana colocando voz guia ao olhos do produtor



Guineto, Jovelina e Zeca, um trio de respeito nos versos de improviso



Com a amiga Leci Brandão



A neta Kamilla

Com seu vestido de bolinhas


Gravando em estúdio


2 comentários:

  1. ESTAMOS ORGULHOSOS, POIS A NOSSA ARENA CARIOCA QUE ESTA SENDO CONSTRUIDA NA PAVUNA - NA PRAÇA ENIO ESTÁ RECEBENDO O NOME DE UMA PESSOA QUE SEMPRE FOI POVÃO, GUERREIRA E DE TALENTO ( JOJO) JOVELINA FARIAS BELFORD ( JOVELINA PEROLA NEGRA),QUE SERÁ LEMBRADA PRA SEMPRE.
    CLAUDIO RANGEL.
    V.PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGO DA PRAÇA E ENIO E ADJACENCIAS = PAVUNA
    AMAPE.PAVUNA@GMAIL.COM
    ORKUT - AMAPE.PAVUNA

    ResponderExcluir
  2. ...um certo dia, voltava eu do trampo e passando pelo calçadão de madureira, com quem me deparo?
    Jovelina Pérola Negra.até rimei sem querer. pura inspiração. obrigada.
    onde quer que estejas te amo
    pra tomar um porre de felicidade....
    sarava, axe!
    salve salve!

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.