Ninguém duvida de que a revitalização da Lapa passa pela música popular brasileira, especialmente pelo samba. Por isso, o Lapa 40º, há três anos no bairro mais boêmio do Rio, está organizando o Prêmio da Música Popular Brasileira – Samba na Lapa, em reconhecimento aos artistas que passaram por seu palco e pelo de outras casas de show da Lapa.
A abertura do festival aconteceu no dia 1º de dezembro, com show da cantora Teresa Cristina, melhor representante do movimento musical do lugar e homenageada do prêmio. Os premiados serão conhecidos na quarta-feira, dia 8 de dezembro, com show do Grupo Revelação.
O Prêmio
O PMPB – Samba na Lapa é dividido em sete categorias: Revelação, Cantor, Cantora, Grupo, CD, Música e Show. Além do Lapa 40º, participaram da seleção outras casas do bairro, como Carioca da Gema, Rio Scenarium, Lapinha, Circo Voador e Democráticos.
Entre os indicados estão Moyseis Marques, Mart’nália, Nilze Carvalho, Bebeto, Casuarina, Anjos da Lua, além do Grupo Revelação, Diogo Nogueira e Teresa Cristina, claro! Veja a lista completa dos indicados abaixo.
Indicados
Melhor Cantor
- Leandro Sapucahy
- Diogo Nogueira
- Arlindo Cruz
- Edu Krieger
- Marcos Sacramento
- João Sabiá
Melhor Cantora
Melhor Grupo:
- Revelação
- Sururu na Roda
- Bom Gosto
- Batuque na Cozinha
- Casuarina
Artista Revelação:
Todos os artistas acima concorrem também a Melhor Disco, Melhor Show e Melhor Música.
Três anos de sucesso e muitos números
Com três anos de funcionamento, o Lapa 40º Sinuca & Gafieira superou as expectativas dos sócios Carlinhos de Jesus, Sérgio Machado, Michel Salgado, Sílvio Delano e Fábio Miceli. Ao todo circularam pela casa cerca de 720 mil pessoas. Nesse período, foram consumidos um total de 490 mil litros de chope e vendidas cerca de 200 mil fichas para sinuca “mata mata”, sem falar nas 5.200 horas de música ao vivo, na venda das cervejas de garrafa (600 ml e long neck) e nas horas de aluguel para mesas de sinuca e pool.
O Lapa 40° conta com mais de 20 mesas de tamanhos variados – oficial, bilhar e no formato pool, com caçapas maiores, própria para os leigos. Os tacos de sinuca são confeccionados artesanalmente pelo campeão de sinuca Cláudio Elias. A parceira vem de antes da casa abrir, já que foi ele quem produziu as mesas da casa e que atualmente mantém um contrato de manutenção das mesmas. A limpeza, por exemplo, é feita diariamente por sua equipe, a fim de garantir o ótimo estado de conservação e apresentação das mesas.
A maior casa de sinuca do Brasil agora também é uma das maiores gafieiras do Rio de Janeiro. No começo do ano, a casa fez uma reforma que reestruturou cuidadosamente o terceiro andar, palco e pé-direito foram ampliados e o lugar ganhou um quarto andar, o “Espaço Privê”, com pista de dança, seis camarotes e bar Skol Beats. Com a novidade a capacidade total da casa passou de 1.300 para 2.000 pessoas.
A casa serve 80 barris de chope gelado por dia (exclusividade da AMBEV), garantidos por uma câmara frigorífica de 12m², além de internet sem fio em todos os andares e 13 caixas para pagamento. A página do Lapa 40° na internet recebe em média 40.000 visitas ao mês, com acesso de 23 países.
Patrocinio e Apoio
O Prêmio da Música Popular Brasileira – Samba na Lapa conta com o patrocínio da cerveja Antártica, do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio de sua Secretaria de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura. A escolha dos melhores de 2010 caberá aos bons sujeitos Carla Paes Leme, Mauro Trindade, Haroldo Costa e Jorge Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.
Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.