quarta-feira, 13 de abril de 2011

O CCBB apresenta Lapa de todos os sambas

Délcio Carvalho | Foto: Letícia Vinhas
O Centro Cultural do Banco do Brasil realiza o projeto musical Lapa de todos os sambas  que estreia dia 1º de fevereiro e vai até junho de 2011. Idealizado por Leonardo Conde, a iniciativa reúne três gerações de bambas  para comemorar a revitalização do bairro da Lapa, reduto do samba e um dos mais badalados points da cidade. Para a realização da série de 16 espetáculos foram convidados desde os grandes mestres Elton Medeiros e Delcio Carvalho, passando por Eduardo Gallotti - um dos precursores do movimento de revitalização do samba na Lapa -, o Sururu na Roda, o grupo Casuarina até as jovens cantoras Elisa Addor e Roberta Nistra.

 Segundo Leonardo, "A idéia de fazer esta série musical surgiu quando vi a transformação de um bairro, que estava esquecido e abandonado, por um grupo de músicos, que criou um movimento mágico, de revalorização do samba, revitalizando a Lapa. O bairro que viveu a época de ouro entre os anos 30 e 50, quando acolhia e inspirava renomados artistas voltou a brilhar, refletindo a luz do samba por todo o Brasil.”



Grupo Sururu na Roda

O show de estreia fica por conta do grupo Anjos da Lua, com participação especial do cantor e percussionista Pedro Miranda. O pesquisador e jornalista José Antonio Nonato vai participar do bate papo de abertura ao lado de João Pimentel e Eduardo Gallotti.O repertório vai percorrer a linha do tempo, voltando à Lapa do final dos anos 90, quando tudo começou, nas rodas de samba lideradas por Eduardo Gallotti (Diretor Musical da série). Foram programadas homenagens especiais a Ismael Silva e a Pedro Caetano (autor dos sucessos “ É com esse que vou”, Botões das Laranjeiras”, “ Aonde estão os tamborins”) que estaria completando 100 anos este ano.


A segunda geração dos bambas que se apresentam no projeto vem representada pelos grupos Casuarina, Sururu na Roda e Batuque de Cozinha com a participação de Delcio Carvalho, responsáveis pela consolidação do movimento da revalorização do samba na Lapa.


Elisa Addor


Para encerrar, os jovens sambistas que começaram e vem fazendo sucesso nas casas de show do bairro como Elisa Addor, Makley Matos, Edu Krieger e Roberta Nistra. São estes novos talentos que continuam o resgate das obras dos grandes mestres do samba dando nova roupagem as composições que estão sendo gravadas em CDs e DVDs.

Todos os espetáculos serão apresentados pelo jornalista João Pimentel que vai contar a história da vida musical do bairro e bater papo com convidados, músicos e o público. Para ilustrar a conversa será exibida também uma seleção de imagens do fotógrafo Bruno de Araujo, com registros dos bares e casas de shows, levando o público a um passeio mágico pelo “berço do samba”.








PROGRAMAÇÃO:

Sempre às terças-feiras em dois horários: às 12h30m e 19h.

  • FEVEREIRO
Dia 01.02 - Anjos da Lua, com participação especial de Pedro Miranda

  • MARÇO
Dia 01.03 - Casuarina

  • ABRIL

Dia 05.04 – Sururu na Roda

Dia 19.04 – Batuque de Cozinha, com participação especial Delcio Carvalho

Batuque na Cozinha

  • MAIO

Dia 03.05 – Toque de Arte

Dia 17.05 – Elton Medeiros
melodista e letrista dos mais admirados da MPB, sua música continua viva nas casas de shows da Lapa, cantada por jovens que poderiam ser seus bisnetos. No repertório de artistas de distintos calibres, nas rodas de samba, nas coletâneas dos grandes momentos do gênero, nos cinemas.

Como um prêmio de reconhecimento pela sua obra e importância no cenário musical brasileiro, Elton foi agraciado em 2001 com o Prêmio Shell para a Música Popular Brasileira. Em 2006, recebeu no Teatro Rival o Prêmio Rival-Petrobras pelo conjunto da obra, ganhando o 1º lugar. Em 2007, ao lado de Áurea Martins, excursões por capitais brasileiras com o show - Elton Medeiros em Dueto, relembrando um roteiro com o melhor do que a Musica Brasileira produziu ao longo de décadas. Em 2008, durante as comemorações do centenário de Cartola, Elton Medeiros juntou-se a Paulo Marquez em apresentações no Mistura Fina e no projeto Quintas no BNDES.

Para o show no CCBB Elton Medeiros será acompanhado pelos músicos de sua banda: Marcelo Bernardes (direção musical, arranjos e sopros); Alexandre De La Peña (violão); Paulo Kananga(bateria); Afonso Marins (baixo) e Bruno Rian (bandolim).

Os espetáculos serão apresentados pelo jornalista João Pimentel que vai contar a história da vida musical do bairro e bater papo com convidados, músicos e o público. Para ilustrar a conversa será exibida também uma seleção de imagens do fotógrafo Bruno de Araujo, com registros dos bares e casas de shows, levando o público a um passeio mágico pelo “berço do samba”.
  • JUNHO

Dia 07.06 - Elisa Addor, Makley Matos e Cana de Litro

Dia 21.06 - Roberta Nistra e Edu Krieger


Serviço:
Local: CCBB, Rua Primeiro de Março, 66, 2º andar - Teatro II
Tel: 3808-2020
$$: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).


Ficha Técnica:
Concepção e direção - Leonardo Conde
Direção musical - Eduardo Gallotti
Coordenação de entrevistas - João Pimentel
Produção - Stella Lima
Fotografia - Bruno Araujo
Programação visual - Iuri Brandão


Por Joana Medina

Um comentário:

  1. Ficamos felizes com um blog como essa falando de tanta coisa boa, lugares dos Cariocas. Só a internet para termos a oportunidade de encontrar iniciativas assim parabéns ao blog! a Lapa é hoje realmente com todas as pompas o reduto da boemia Carioca. Um lugar que você encontra de tudo, restaurantes, bares, casas noturnas e uma variedade muito grande opções para curtir e fazer sua visita na Lapa uma oportunidade única. o Gui do Rio de Janeiro (www.guiadoriodejaneiro.com) acho aqui expiração para alguns post complementando as ótimas informações encontradas.

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.