terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma Noite de Primeira para o Samba


Dudu Nobre e Jorge Perlingeiro


“Só se for agora...”. A clássica frase do apresentador Jorge Perlingeiro ecoou aqui ao lado da Lapa, nos quatro cantos do Vivo Rio na noite da segunda-feira, dia 24 de janeiro deste 2011. O ano nem bem começou e o samba mostrou mais uma vez sua força na 25 e última (será mesmo a última, Jorge?) edição do Troféu Samba de Primeira entregue aos Melhores de 2010 e que será exibida no programa Samba de Primeira logo após o carnaval. Foi uma festa que parecia não querer terminar, com tantos pedidos dos amigos para que Jorge desista do fim do prêmio. Porém, o pedido mais inspirado foi o de Zeca Pagodinho: “Você nem é bicheiro para ir de 1 a 25. Então continua, Jorge”, mandou de improviso.


Diogo Nogueira e Arlindo Cruz
Filho de Aérton Perlingeiro, um dos baluartes da televisão brasileira, no mais puro linguajar do samba, Jorge tem atravessado décadas a frente de seu programa, hoje em versão nacional, e colhido muitos amigos em sua trajetória. Há dois anos ele grava no Bar e Restaurante Bossa Nossa, na filial do Parque das Rosas, Barra da Tijuca. E, entre seus convidados, mistura a nata do samba com atores, desportistas e empresários. E também foi assim na festa do prêmio. Ao lado de Jorge Aragão, Alcione, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Bom Gosto, Samba Pra Gente, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Almir Guineto, Exaltasamba, Emílio Santiago, Dudu Nobre, Beth Carvalho e a Campeã Unidos da Tijuca também receberam o Pandeiro de Ouro, o técnico Muricy Ramalho e o craque Conca, ambos do Fluminense, Cláudia Raia, Regina Casé e Roberto Carlos, entre outros.

Beth Carvalho



Foi emocionante ver Beth Carvalho, de pé. Ela entrou de muletas e cantou Vou Festejar. E avisou que está voltando. Uma homenagem digna para uma mulher guerreira do samba e da vida. Uma vitoriosa. E que volta com a corda toda, cantando bonito e com uma invejável disposição para continuar sua caminhada ao lado do samba. 

Jorge Perlingeiro e Roberto Carlos


Porém, ao lado de tantos bambas, o capítulo à parte foi a presença inesperada do Rei Roberto Carlos. Ninguém imaginava que fossem verdade os boatos de que ele iria. E ele foi, liberado pela Rede Globo. Ao entrar no palco foi ovacionado por todo o Vivo Rio. De pé. Foi impressionante. É impressionante ver a força do carisma do Rei. Pena que não pôde cantar por força de contrato com a emissora do Projac. Uma pena que arte ainda tenha de se submeter a termos contratuais. Que mal teria se ele cantasse uma ou duas músicas na festa? Ou três ou quatro. Cinco, que seja. A gigantesca audiência global não perderia tanto assim. E a emoção e a alegria do povo ficaria satisfeita. 

Roberto Carlos e Martinho da Vila


Mas Jorge Perlingeiro virou a mesa, soltou uma gravação de Como é Grande o Meu Amor por Você e o Vivo Rio em peso cantou. E o melhor ainda estava por vir. Depois de receber seu troféu ele foi com seus staff para uma das mesas na platéia. Isso mesmo. No furdunço do samba. E foi direto papear com Jorge Aragão. E o assunto foi a queda do triciclo. Os dois tem triciclos. Depois, conversou com Regina Casé, com Zeca Pagodinho e tirou foto com a galera. Os seguranças enlouqueceram. 


Zeca Pagodinho e Claudia Raia
O Rei parecia estar em casa. Batucava na mesa, balançava os ombros numa dança só sua e aplaudiu o Samba Pra Gente cantando Nossa Senhora. E foi embora no fim, lá pelas 2 da matina. E a noite terminou com a Bruno Ribas, a bateria da Unidos da Tijuca e a pura magia com o segredo da comissão de frente da mais uma vez hipnotizando a galera com suas trocas de roupa. E aplausos para a organização da festa. Para a produtora Luiza Biá, assessoria de imprensa de Lígia Pontes e toda a equipe. Ah, se fez falta uma banda de feras pra acompanhar os cantores no lugar do chato play-back? Ah, isso é detalhe. A festa foi show de bola. Valeu Jorge Perlingeiro. Faz outra ano que vem...


Arlindo Cruz, Regina Casé e Emilio Santiago






Por Marcos Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.