terça-feira, 22 de março de 2011

Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito

É proibido proibir
Em março, a mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito - em cartaz há sete anos no Centro Cultural Banco do Brasil - apresenta o filme “Proibido proibir”. O longa é uma coprodução Brasil-Chile, do diretor Jorge Durán, realizado por meio do programa Ibermedia. As sessões acontecem no sábado e no domingo, dias 26 e 27, às 16h, com legenda oculta e audiodescrição. Além do transporte gratuito até o centro cultural, haverá palestra com o produtor Jorge Durán após a exibição do filme, no dia 26, na sala de cinema do CCBB Rio.

Cinema Nacional Legendado
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abriga o Cinema Nacional Legendado desde 2004, com exibição dos filmes em sistema closed caption. Há três anos, a mostra estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, graças ao equipamento da sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada de audiodescrição, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões etc.

Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, entre os quais 16,6 milhões de portadores de deficiência visual (9,8% da população) e 5,7 milhões de portadores de deficiência auditiva (3,4% da população). No município do Rio de Janeiro, o Censo 2000 encontrou 828,4 mil portadores de pelos menos uma deficiência, que representavam 14,1% da população carioca, sendo 519,4 mil com deficiência visual (8,9%) e 190 mil com deficiência auditiva (3,2%).

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Ao longo dos anos, a fonoaudióloga vem lutando para melhorar a acessibilidade dos deficientes auditivos à cultura. Em busca de um tratamento ideal pra seu filho Alexandre, que ficou surdo aos 10 meses de idade, Helena também criou o Centro de Produção de Legenda, responsável pela legenda oculta dos filmes nacionais exibidos na mostra CNL&A, no CCBB-RJ, e nos filmes da Rede Globo.

A partir do desejo de alguns alunos em assistir filmes nacionais com legendas especiais para deficientes auditivos, Helena criou o projeto, que depois se estendeu aos portadores visuais. Hoje, o filho Alexandre acompanha Helena em sua luta e vem atuando também junto à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Sua missão, em fevereiro de 2011, será representar o Brasil no 16º Congresso Internacional da Federação Mundial de Surdos, que acontecerá na Eslovênia.


26 e 27 de março
“Proibido, Proibir”
Direção: Jorge Durán
Roteiro: Jorge Durán e Dani Patarra
Produtor: Suzana Amado
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 105’
Classificação: Livre
Elenco: Caio Blat (Paulo) | Maria Flor (Letícia) | Alexandre Rodrigues (Leon) | Edyr Duqui (Rosalina) | Alexandre de Jesus (Cacauzinho) | Luciano Vidigal (Mário) | Raquel Pedras (Rita)
Sinopse: Proibido Proibir conta a história de Paulo (Caio Blat), que estuda medicina, Leon (Alexandre Rodrigues), estudante de sociologia e melhor amigo de Paulo, com quem divide uma quitinete perto da Universidade de Letícia (Maria Flor) estudante de arquitectura.Através de Paulo, Leon e Letícia conhecem Rosalina (Edyr Duqui), paciente terminal no Hospital Universitário. Ao tentar aproximá-la de seus filhos, que não a visitam faz tempo, os jovens acabam confrontando-se com a violência da cidade. Leon é ferido num tiroteio ao tentar salvar Cacauzinho, um dos filhos de Rosalina, de 13 anos. Ele está sendo perseguido por matadores profissionais, também policiais, por ter testemunhado o assassinato do seu irmão, vendedor ambulante. Letícia resgata Leon num subúrbio da cidade. Para salvá-lo, Paulo tem que operá-lo em casa com a ajuda dela. A trágica experiência solidifica o amor de Paulo e Letícia e a amizade fraterna que une o trio.

Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil | R. Primeiro de Março, 66 / 1º andar
Data: 26 e 27 de março (sábado e domingo)  | 16h00
Ingresso: Entrada Franca | Distribuição de senhas: 1 hora antes da sessão
Informações: (21) 3808.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.