segunda-feira, 14 de março de 2011

Um Carnaval Fantasiado

Foto: Nelson Porto
E o carnaval está acabando. A Lapa continua fervendo. Todas as casas faturando, a
galera se divertindo, muitos músicos trabalhando, muita gente presa por fazer um xixi nas ruas, poucos banheiros químicos instalados e até domingo a folia corre solta. E corre solta também nos subúrbios, na zona sul, oeste e nas ruas vizinhas aqui da Lapa. No sábado acontece o Desfile das Campeãs e é aí que a porca torce o rabo. Depois de Beth Carvalho (Primeira personalidade campeã da era Sambódromo como enredo pela Unidos do Cabuçu, em 1984), Dorival Caymmi, Braguinha, Drummond e Chico Buarque (todos estes na Mangueira), foi a vez de Roberto Carlos entrar na galeria e, como enredo, ser campeão pela Beija-Flor de Nilópolis.
Parabéns a toda a escola, que agora assume o posto de maior campeã do Sambódromo com sete títulos. Porém, como em toda a competição, a polêmica está pairada no ar. Como no futebol, cada um quer que a sua escola ganhe o carnaval. Uma torcida cega,
independente de qualquer atropelo, de qualquer falha. E no final o que sobra é um monte de reclamação dos que perderam. Um ano mais, um ano menos.
As reclamações continuam e uma boa parte dos jurados também. Vários há alguns anos. E as reclamações vão se renovando. E eles estão lá porque são aprovados. Então, porque reclamar? Ou será que só estas pessoas que sabem julgar os desfiles das escolas? Vale trocar para ver o que acontece? E que tal se as justificativas fossem publicadas nos jornais ou lidas na TV? São perguntas que estão no ar. Ainda mais este ano em que as notas 10 foram raras. Será que estava tudo tão péssimo assim? Será que as imagens vistas no Sambódromo ou pela TV foram de outros desfiles ou que só os jurados enxergam a verdade?
Foto: Nelson Porto
Nada contra a Beija-Flor, que emocionou o Sambódromo com a história do Rei Roberto
Carlos, mas parece que só ela esteve na avenida. Uma enxurrada de Notas 10 em detrimento das restantes, daí a bronca de muita gente. O choro não é pela vitória da Beija-Flor, mas por muitos pontos não dados às outras agremiações em quesitos como bateria, alegorias e adereços, samba-enredo e comissão de frente, por exemplo. E isso sem ser muito rígido.
Sinceramente que adoraria ver as justificativas. É o justo, né mesmo? Todos deveriam saber, porque no calor da disputa a frieza do jurado pode estar correta. Mas isso tem que ser mostrado. Se é, perdão, mas nunca vi. Tem que ser visto do presidente da escola ao funcionário que dá seu suor empurrando carro pesado no desfile. Todos. Sem Exceção. Aí sim, essa dúvida de que campeonato na avenida é comprado acaba. São muitos milhões em jogo, muita criatividade de muitos artistas ali para o mundo ver. Se o jurado erra, sai. Se acerta, mostra o erro de quem fez no desfile.
Parabéns Laila, Neguinho, Selminha, Claudinho, Mestre Rodney e toda a bateria, Rei Roberto Carlos, a bateria e toda comunidade de Nilópolis. Vocês fizeram bem o papel de vocês na avenida. Mas, como diz Ribamar, um caboclo amigo meu lá da Amazônia, “a bronca continua...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.