segunda-feira, 30 de maio de 2011

Astronautas!!


Homens sozinhos buscando no espaço vazio alguma resposta  ... O que a ciência tem a dizer acerca da origem do Universo nos dias de hoje?
Através de uma linguagem particular, do encontro do teatro com a música, do cinema com as artes plásticas, ASTRONAUTAS tenta colocar questões como 'Por que existe alguma coisa e não nada?' 
A ciência como ponto de partida para abordar a problemática humana. A inquietude de um homem, a inquietude de todos os homens. Diferentes disciplinas criadas para investigar sua existência no mundo, a existência do mundo, como tudo começou.

ASTRONAUTAS - uma mistura de textos científicos com textos literários e filosóficos, aulas de física, cenas de filmes, imagens diversas, música, fotografias, cenas do cotidiano.
A poesia, a arte, a matemática, a música - diferentes linguagens, diferentes pensamentos - ferramentas de investigação - em busca de uma mesma pergunta/resposta. As questões mais primitivas. Somos infinitesimalmente pequenos neste universo imenso. Existimos assim.
"O fato verdadeiramente notável a respeito da renascença não era o artista ter se tornado um observador da natureza, mas o de ter-se a obra de arte convertido num estudo da natureza." Arnold Hauser

No início de 2010, Maria Borba foi convidada por Aderbal Freire Jr. a realizar uma residência no Teatro Poeira. Tal residência tinha como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa que não estivesse diretamente vinculada a um espetáculo teatral. Um espaço livre para a experimentação.

A ideia central era estabelecer um paralelo e uma investigação a partir do pensamento científico e das diferentes formas de raciocínios artísticos. Para isso, profissionais e estudantes de diversas áreas - arquitetura, artes plásticas, literatura, cinema, teatro, filosofia e música, atores, músicos - se juntaram à Maria Borba com o objetivo de tornar o trabalho, a pesquisa, o mais rica possível do ponto de vista dos diferentes olhares.

Desta pesquisa intensa, que se estendeu por dois meses, nasceu a necessidade da realização de um espetáculo. O espetáculo que agora se apresenta é o resultado 'prático' dessas questões.

Pesquisar e produzir fragmentos de um possível espetáculo cujo principal desafio seria como criar um diálogo da ciência com a arte. Entre eles já estavam a montadora Sofia Karam, o músico Augusto Maulboisson, a atriz Isabel Lessa e o arquiteto Bruno Sinischalchi que constituem a equipe do espetáculo que agora surge, juntamente com o músico e produtor musical Dany Roland, que entrou nesta fase do trabalho, assim como o artista plástico Otávio Schipper e a designer Camila Luz.

Desta pesquisa intensa, que se estendeu por dois meses, nasceu a necessidade da realização de um espetáculo. O espetáculo que agora se apresenta é o resultado 'prático' dessas questões.


Maria Borba vem ao longo de sua vida dialogando e vivenciando espaços de conhecimento bastante diferenciados e nesse projeto há uma interseção desses caminhos. Formada em física com mestrado em cosmologia, já navegou por várias experiências artísticas, participando como assistente em diversas óperas, espetáculos, shows e exposições. E como autora e diretora no espetáculo Exercício nº2: Formas Breves que estreio em 2009, no Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro. Se Forma a partir do trabalho contínuo com Bia Lessa, Luiz Alberto Oliveira, Alberto Renault, Otávio Müller, Monique Gardenberg e Mário Novello.


  • Informações


Concepção e direção geral: Maria Borba

Textos e imagens: Mario Novello, Luiz Alberto Oliveira, Edgar Morin, Emily Dinkinson, Jean-Luc Godard, Fred Hoyle, Thomas Mann, Wikipedia, Bertold Brecht, Julio Bressane, René Magritte, Heráclito, François Truffaut, Leos Carax, Gustave Courbet, Rembrandt, Sigmund Freud, Robert Doisneau, Albert Einstein, Stephen Hawking, Andrei Tarkovsky, Gilles Deleuze, Jean-Luc Nancy,
Glauber Rocha, Derek Jarman, Jean Cocteau, Woody Allen, Sofia de Melo Breyner, Caetano Veloso, Haroldo de Campos, Leonardo da Vinci, Joseph Campbell, Le Corbusier, Paulo Mendes da Rocha, Richard Feynamann, Nasa, Décio Pignatari, entre outros.

Criação video Maria Borba e Sofia Karam
Montagem Sofia Karam
Música Dany Roland e Augusto Maulboisson
Intervenções Augusto Maulboisson, Maria Borba
Arte gráfica Otavio Schipper e Camila Luz


  • Serviço



ASTRONAUTAS, de MARIA BORBA
de 3 a 26 de junho | sexta e sábado, 20h | domingo 18h30
ingressos populares: R$5,00

Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa
tel: 2224 3933 | 2215 0621

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.