quinta-feira, 9 de junho de 2011

Virgilio Calegari - Um Cavaliere entre dois mundos

Foto: Virgilio Calegari

A exposição do fotógrafo italiano Virgilio Calegari - Um Cavaliere entre dois mundos é uma das principais atrações do FotoRio 2011 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.

A exposição, concebida e coordenada por Milton Guran, faz parte da homenagem do FotoRio à Itália, que este ano celebra os 150 anos de sua unidade nacional. Com curadoria de Sinara Sandri e produção de Fernanda Chemale, Virgilio Calegari - Um Cavaliere entre dois mundos reúne 20 imagens em reproduções digitais sobre a sociedade e a vida urbana da capital gaúcha durante a virada do século XIX para o século XX.

Esse conjunto está organizado em três partes: Retratos, verdadeiro inventário visual da sociedade da época; A Cidade, registro das grandes transformações que fizeram de Porto Alegre uma capital moderna e republicana e O Cronista, panorama dos usos e costumes dos principais acontecimentos da vida social da capital gaúcha. Esta é a primeira vez que a obra de Virgilio Calegari é mostrada no Rio de Janeiro, incluindo uma imagem até hoje inédita, o expressivo retrato da Família Ely.

O acervo desta exposição de Virgilio Calegari pertence à Fototeca Sioma Breitman (Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo / Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

O fotógrafo

Virgilio Calegari nasceu em 1868, na cidade de Bérgamo, norte da Itália. Em 1881, a família imigrou para o Brasil. Diferente de boa parte da comunidade italiana, os homens da família Calegari não se tornaram agricultores. Batista, Gualtiero e Guilherme trabalharam como cenógrafos, atores e pintores e tiveram destaque na confecção de fundos paisagísticos utilizados em ateliês fotográficos. Júlio, o caçula, aprendeu o ofício aos 18 anos trabalhando como ajudante do irmão, naquela altura um profissional consagrado na capital.

No começo da carreira, Virgilio Calegari trabalhou como ajudante de fotógrafo, iniciou estudos com o fotógrafo espanhol João Antônio Iglesias; depois atuou como operador de estúdio do fotógrafo-alemão Otto Schöwald. A partir de 1893 montou seu próprio estúdio passando a atuar como profissional independente até sua morte, no ano de 1937.

No início do século XX, Virgílio Calegari era o principal fotógrafo da capital gaúcha. Fotografou políticos, artistas, famílias ilustres e gente do povo com extrema cumplicidade, muito longe de uma intenção classificatória ou de um olhar sobre o exótico. Publicou álbuns comemorativos, vistas e cartões-postais, mas esteve atento à cidade que desaparecia sob a ordem da adesão à modernidade. Pelo destaque e notoriedade da sua produção artística, Virgílo Calegari foi feito Cavaliere pelo Rei Victor Emanuel, em reconhecimento ao valor que, em terras brasileiras, conferiu à cultura italiana.

FotoRio 2011

O FotoRio é um festival bienal que tem como objetivo dar visibilidade à fotografia como um bem cultural, através de exposições, projeções, palestras, seminários e oficinas temáticas. Além disso, é considerado o maior e mais significativo evento de fotografia na América Latina, com a particularidade de ser um movimento de fotógrafos. FotoRio 2011 homenageia a Itália, apresentando aspectos comuns da fotografia e da cultura ítalo-brasileira, expondo autores italianos que fotografaram o Brasil e vice-versa.

  • Equipe técnica:
Concepção e coordenação geral: Milton Guran
Curadoria: Sinara Sandri
Produção: Fernanda Chemale
Produção Executiva: Vianapole Comunicação

Serviço:

FotoRio 2011 - Virgilio Calegari - Um Cavaliere entre dois mundos
Abertura: 07 de junho de 2011, às 19h.
Encerramento: 17 de julho de 2011
Horário de visitação: De terça a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h às 21h.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Av. Almirante Barroso, nº 25, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2544-4080.
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.