quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito entra na campanha antitabaco e exibe o filme “É proibido Fumar”, da cineasta Anna Muylaer, no próximo sábado, dia 11, e domingo, dia 12, às 16 horas, com legenda oculta e audiodescrição. A exibição acontece no CCBB Rio e após o filme haverá um debate com a produtora Sara Silveira, na própria sala de cinema.

O longa foi o vencedor da premiação cinematográfica anual da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) como melhor filme, roteiro e trilha sonora; ganhou o Festival de Brasília em 2009 e conquistou oito troféus Candangos, entre eles o de melhor filme e os de atriz e ator para Glória Pires e Paulo Miklos, protagonistas da história.


Cena do filme


A produção cinematográfica fala sobre Baby (Glória Pires), uma professora que mora sozinha no apartamento que herdou da mãe e sobrevive dando aulas de violão para alguns alunos. Ela vive em constante atrito com as irmãs. A nicotinada love story toma forma quando Baby conhece o cantor de churrascaria Max (Paulo Miklos), que se muda para o apartamento vizinho. A violonista vê nele a grande chance de voltar à vida. Porém, para que o romance dê certo ela precisa parar de fumar.

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Ao longo dos anos, a fonoaudióloga vem lutando para melhorar a acessibilidade dos deficientes auditivos à cultura. Em busca de um tratamento ideal pra seu filho Alexandre, que ficou surdo aos 10 meses de idade, Helena também criou o Centro de Produção de Legenda, responsável pela legenda oculta dos filmes nacionais exibidos na mostra CNL&A, no CCBB-RJ, e nos filmes da Rede Globo.

A partir do desejo de alguns alunos em assistir filmes nacionais com legendas especiais para deficientes auditivos, Helena criou o projeto, que depois se estendeu aos portadores visuais. Hoje, Alexandre acompanha Helena em sua luta e vem atuando também junto à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Em fevereiro de 2011, ele representou o Brasil no 16º Congresso Internacional da Federação Mundial de Surdos, na Eslovênia.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abriga o Cinema Nacional Legendado desde 2004, com exibição dos filmes em sistema closed caption. Há três anos, a mostra estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, graças ao equipamento da sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada de audiodescrição, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões.


Ficha técnica

“É PROIBIDO FUMAR”
Gênero: Drama
Duração: 86 minutos (1h26)
Ano de lançamento: 2009
Estúdio: África Filmes Ltda. / Dezenove Som e Imagens
Distribuidora: PlayArte
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e Anna Muylaert
Música: Márcio Nigro
Fotografia: Jacob Solitrenick
Direção de arte: Mara Abreu
Figurino: Mariza Guimarães
Edição: Paulo Sacramento

  • Elenco:

Glória Pires (Baby)
Paulo Miklos (Max)
Alessandra Colasanti (Stellinha)
Marisa Orth (Pop)
Dani Nefussi (Teca)
Paula Pretta (Vanilda)
Antonio Edson (Seu Chico)
Maurílio de Oliveira
Antonio Abujamra (Pepe)


  • Serviço:

CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO
Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 / 1º andar – Centro – Rio de Janeiro.
Data: 11 e 12 de junho, sábado e domingo, às 16 horas
Entrada Franca - Distribuição de senhas – 1 hora antes da sessão
Informações: (21) 3808-2020
No sábado, dia 11, após a exibição do filme, haverá um debate com a produtora do filme Sara Silveira, na própria sala de cinema do CCBB Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.