quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sidney Mattos recorda Luiz Gonzaga Jr., nesta quinta, e revive um MAU que veio pra bem na MPB


Prezados amigos,


          Filho daquele cuja vida era andar por este país, seguindo o roteiro nordesteado pela majestade candente do baião, o carioca Luiz Gonzaga Jr., a meu ver e ouvir, se tivesse feito ao longo da carreira apenas uma música, "Espere por Mim, Morena", já teria mostrado cabalmente o seu valor e conquistado o merecido lugar de destaque que ocupa nos escaninhos da memória da MPB. Item do porta-joias sentimental da expressão popular na canção, essa primorosa toada salienta-se na veia autoral de um compositor que, ainda amoroso em "Começaria Tudo Outra Vez" e até mesmo arrebatado em "Sangrando", é particularmente lembrado pelo seu lado MAU, manifesto na palavra também cortante e desabrida do seu verso, assestado, nos anos 70, contra o livre-arbítrio da ditadura militar - .certa vez, teve 54 entre 72 músicas suas vetadas pela Censura Federal, entre as quais a irônica e já lançada, com sucesso, "Comportamento Geral",



         Infelizmente, em 29 de abril de 1991, saindo de Pato Branco, cidade do sudoeste paranaense onde se apresentara, morreria em logradouro próximo, na estrada, vítima de um acidente de carro. Vinte anos, portanto, de ausência de Gonzaguinha, homenageado, nesta quinta-feira, 12 de maio, às 20h30, em teatro a que dá nome, na Praça Onze (R. Benedito Hipólito, 125 - Teatro Gonzaguinha), pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Sidney Mattos, outro carioca que bem exerceu o seu lado MAU, fazendo e mostrando a sua música e frequentando, como outros talentos revelados pelo Movimento Artístico Universitário -  Ivan Lins, Aldir Blanc, Márcio Proença, César Costa Filho e Paulo Emílio, por exemplo -, as reuniões no famoso endereço do psiquiatra Aluízio Porto Carrero, na Tijuca. Foi na Rua Jaceguai, 27, que Sidney e Gonzaguinha se conheceram, em 1970, e deste Sidney, a partir de então, por quatro anos, foi diretor musical.  
           

Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
            Um abraço,
Gerdal



Pós-escrito: Sidney Mattos, que promete contar histórias dos tempos do MAU e do seu convívio com Gonzaguinha no show desta quinta, aparece nos dois primeiros vídeos abaixo: no primeiro, em dos seus momentos autorais mais inspirados, com a belíssima "Maison du Brésil"; no segundo, com a sacudida "Salsamba", recomendada especialmente a quem nasceu para bailar. No terceiro vídeo, o programa "Sr. Brasil", com as Chicas, quarteto de que participam duas filhas do saudoso compositor, Amora Pera e Fernanda Gonzaga.




Um comentário:

  1. Eu gostaria de fazer um comentário apartir de um que foi feito nesse site que gosto muito.

    Não encontrei um local adequado, então o coloquei aqui mesmo.

    Foi divulgada uma festa em santa tereza chamada 'Tecnicolor" e é sobre ela que gostaria de falar, para que nenhum desavisado como eu, caia novamente nessa furada. Além do que, respeito muito o site "lá na Lapa" pela qualidade dos eventos de sempre.

    Não sei se voces já conhecem essa festa, mas sugiro que não façam mais sua divulgação,para que a imagem de voces não seja ofuscada pelo amadorismo dessa festa.

    Para quem duvida o que falo, faça uma visita ao local.

    O site da tal festa: http://tecnicolor.art.br/blog/

    Essa festa é a maior furada que possa existir. Primeiro que não começa as 22:00. As pessoas a essa hora ainda estavam arrumanado o local, segundo me informaram.

    A CASA NA VERDADE É UM CANTEIRO DE OBRAS!!! O piso é de barro batido. O banheiro de barro e paredes de tijolos por fazer. O local é um perigo eminente, já que possui vergalhões para todo o lado e ainda por cima não tem iluminação. Com um suposto ar de "alternativo", tentaram disfarçar com uns penduricalhos nas paredes. Essas fotos que publicam do local é pura mentira! Na verdade é tal entrada existe de fato, mas a festa acontece em uma parte da casa ao lado, onde temos acesso por uma escadaria.

    Uma fila absurda para comprar as coisas. Pessoas mal preparadas para o atendimento. Uma desorganização absurda. O tal café, a principio parecia uma otima pedida. Quando percebi que se tratava de uma café que ficava dentro de uma garrafa térmica. Os tais eventos divulgados não aconteceram. Uma banda começou a tocar por volta as 3:30 e o que fez foi afastar ainda mais o publico que estava hiper desanimado. DJ na pista??? Estou procurando até agora os dois!Teatro??? Também estou procurando.

    R$ 13 a entrada. Um assalto para o que eles tem a oferecer. Deveriam pedir para entrarmos, e não cobrar a entrada.

    Organizadores, não vendam uma imagem que não podem sustentar. Não enganem as pessoas prometendo algo e divulgando fotos que não existem. Propaganda boca a boca é a alma do negocio.

    Isso não é festa, é amadorismo!

    Isso não são organizadores, são mentirosos que deveriam ser responsabilizados e processados por tamanho irresponsabilidade!

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.