terça-feira, 5 de julho de 2011

A Mulher que matou os peixes... e outros bichos” até o dia 10 de julho, no Teatro Nelson Rodrigues

Misturando teatro, dança, música e vídeo, volta ao Rio de Janeiro o premiado espetáculo “A mulher que matou os peixes... e outros bichos”. Ganhador dos prêmios de Melhor Adaptação da APCA/SP e de Melhor Cenografia do Zilka Salaberry 2010, a peça foi criada a partir de livros de Clarice Lispector, focando o público infantil, mas com a intenção de agradar pessoas de todas as faixas etárias. A nova temporada, no teatro Nelson Rodrigues, de sexta a domingo, às 16h, vai até o dia 10 de julho, .


A idealização do projeto é da atriz Mariana Lima, mas o espetáculo é uma construção colaborativa, da dramaturgia à direção. O espetáculo começou a tomar forma a partir de uma oficina de criação, baseada em obras de Clarice Lispector, voltadas tanto para o público infanto-juvenil (“A mulher que matou os peixes” e “A vida íntima de Laura”) como para o adulto (“Felicidade clandestina” e “A descoberta do mundo”). As histórias, imagens e diálogos foram produzidos em ensaios e, posteriormente, ‘costurados’ por Isabel Muniz. A presença de uma diretora de arte e de um videomaker durante os ensaios possiu traduções cenográficas e imagéticas aos devaneios da autora.

Além do jeito peculiar de Clarice de falar com o público infantil, o espetáculo tem também forte carga corporal, textual e musical, com dança, piruetas, acrobacias e instrumentos musicais. A novidade no elenco é a atriz Bel Garcia, integrante da Cia dos Atores, substitui Mariana Lima. Renato Linhares, diretor da Intrépida Trupe, e a bailarina Luciana Froés voltam ao palco nesta remontagem. A ficha técnica traz nomes não habituados ao público infantil, com exceção de Isabel Muniz, que foi roteirista do Sítio do Picapau Amarelo, em 2007.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e adaptação: Isabel Muniz
Direção: Cristina Moura
Elenco: Bel Garcia, Renato Linhares e Luciana Fróes
Direção de Arte e Cenografia: Mari Stockler
Iluminação: Enrique Diaz
Figurinos: Marcelo Olinto
Vídeos: Paola Barreto

SERVIÇO: “A Mulher que matou os peixes... e outros bichos”
Local: Conjunto Cultural da CAIXA – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230 – Centro – Tels: (21) 2262 5483 / 2262 0942
Data: Até o dia 10 de julho – sextas, sábados e domingos, às 16h
Capacidade: 388 pessoas
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Patrocínio: CAIXA Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.