segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rio Gastronomia na Lapa e Arredores



COZINHA SHOW

O Cozinha Show é uma cozinha itinerante, montada numa caçamba transparente de um caminhão que vai rodar a cidade. Do Jardim Botânico a Jacarepaguá, da Barra à Lapa, passando por Vila Isabel, Centro, São Cristóvão e Cidade de Deus, os quatro cantos do Rio serão visitados de 19 a 28 de agosto, com duas paradas por dia. A bordo, grandes chefs irão preparar, em praças públicas, releituras de tradicionais pratos de rua.

Equipada com pia, fogão elétrico de duas bocas, microondas, uma bancada e três banquinhos, a Cozinha Show receberá alguns dos mais importantes chefs da cidade. A lista conta com nomes como Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Olivier Cozan, Pascal Jolly, Nao Hara, Luca Gozani, José Hugo Celidônio, Flávia Quaresma e Damien Montecer, entre muitos outros.

Por meio dos dos telões, instalados nas laterais do caminhão, o público poderá conferir em detalhes o preparo das receitas. Quatro pessoas serão escolhidas para experimentar as delícias preparadas em cada demonstração. No final, todo o público presente poderá levar para casa uma cópia da receita.

Programação:

Dia 20 de agosto | 22h às 23h
Fréderic Maeyer na Praça Cardeal Câmara (Arcos da Lapa)

Dia 22 de agosto | 11h às 12h
Roberta Sudbrack na Praça Quinze (Centro)

Dia 23 de agosto | 18h às 19h
José Hugo Celidônio na Cinelândia (Centro)

Dia 6 de agosto | 10h às 11h
Luca Gozani no Largo da Carioca (Centro)




DELÍCIAS DE HISTÓRIA

A história do Rio também pode ser contada por meio de seus bares, restaurantes e pratos tradicionais. Para explicar isso melhor, o historiador Milton Teixeira comandará quatro passeios guiados gratuitos pelo Centro Antigo. Grupos de 25 pessoas irão visitar diversos estabelecimentos, com direito a degustação de alguns pratos.

Por ter surgido à beira de um porto, o Rio recebeu influência gastronômica de vários lugares, mas tem algumas características específicas e quase todos os pratos surgiram no Centro da cidade - diz Milton.

Para fazer parte dos grupos basta ser maior de idade, preencher o formulário no site e responder à pergunta: Qual prato fez história na sua vida? Por quê?

A resposta deverá conter no máximo 200 caracteres, incluindo os espaços. O concurso acontece entre os dias 29 de julho e 14 de agosto, e os nomes dos ganhadores serão divulgados no site da promoção no dia 17 de agosto.



Programação: Saiba Mais


Dia 19 de agosto | 14h às 18h
Saída: Estação do Bondinho, na Rua Lélio Gama S/N >> Alda Doces Portugueses (Rua Almirante Alexandrino, 1116) >> Restaurante Sobrenatural (Rua Almirante Alexandrino, 432) >> Adega do Pimenta >> Espirito Santa >> Final: Estação do Bondinho, na Rua Lélio Gama S/N.

Dia 20 de agosto | 14h às 18h
Saída: estátua de D. Pedro I, na Praça Tiradentes >> Bar Luiz (Rua da Carioca, 39) >> Cachaçaria Mangue Seco (Rua do Lavrádio, 23) >> Santo Scenarium (Rua do Lavrádio, 36) >> Nova Capela (Av. Mem Sá, 96) >> Final: na Avenida Mem de Sá, restaurante Nova Capela



Dia 25 de agosto | 14h às 18h
Saída: Restaurante Amarelinho - (Praça Floriano 55) >> Amarelinho (Praça Floriano 55B) >> Cosmopolita (Travessa Mosqueira, 4) >> Adega Flor de Coimbra (Rua Tetonio Regadas 34) >> Bar do Ernesto >> Final: Escadaria Selaron, na Lapa


Dia 27 de agosto | 14h às 18h
Saída: escadaria da ALERJ - Palácio Tiradentes. >> Bistro do Paço (Pc 15 Novembro, 48 - Centro) >> Brasserie Rosário >> Casual Retrô (Rua Rosário, 24 - Centro) >> Confeitaria Colombo (Rua Gonçalves Dias, 32) >> Final: Confeitaria Colombo ou Largo da Carioca






MÚSICA NOS POLOS

Entre os dias 19 e 28 de agosto, oito polos gastronômicos da cidade contarão com a presença de artistas de vários estilos musicais para temperar o festival. A união entre música e gastronomia será feita ao ar livre, em pequenos palcos montados na Praça Varnhagem, na Tijuca; na Praça Maracanã, em Vila Isabel; na Praça do Lido, em Copacabana; na Cobal do Humaitá, em Botafogo; no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa; na Praça Emilinha Borba, na Lapa; na Rua do Mercado, na Praça Quinze; e na Praça Jornalista Mario Filho, no Jardim Oceânico. Todas as apresentações serão gratuitas. Confira o roteiro com local e horários das apresentações:


Programação

Dia 20 de agosto | 12h às 16h
Praça Emilinha Borba (Rua do Lavradio)  :: Bondesom


Dia 21 de agostos | 12h às 16h
Largo dos Guimarães (Santa Teresa) :: Grupo Santo Choro


Dia 24 de agosto | 18h às 22h
Rua do Mercado (Praça Quinze) :: Joel Ferreira



FEIJOADA NOTA 10

Elas fazem parte do roteiro oficial de carnaval do Rio de Janeiro, acontecem nas quadras das escolas de samba e arrebatam corações, mas seu borogodó não está no som e sim no sabor. São as feijoadas, que acontecem aos finais de semana durante todo o ano e serão julgadas no concurso Feijoada Nota 10.

Um grupo de jurados irá visitar oito escolas, a partir de 30 de julho. Eles vão analisar não só o sabor e apresentação do prato, mas também a ambientação e a animação da quadra durante o almoço. A grande vencedora será anunciada numa festa, no dia 27 de agosto, no Circo Voador, e receberá troféu e o título Feijoada Nota 10 - Rio Gastronomia. Saiba Mais




Links:
*** Aqui só estão sendo divulgados os eventos que acontecerão na Lapa e Arredores (Centro e Santa Teresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.