Com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e tendo o ex-Ministro de Cultura Gilberto Gil como embaixador, o festival se consolida em 2011 como espaço pioneiro no Brasil de articulação e debate dos temas mais atuais do Século 21, o século das redes, da informação e da produção pós-industrial. É a primeira vez que acontece no Rio de Janeiro.
Durante o mês de setembro coletivos, ativistas, produtores, organizações, universidades e interessados nos temas do festival apresentaram 358 propostas para a programação do evento, que está em sua terceira edição.
Em 2011 o evento está se aproximando das redes, laboratórios, ciência de garagem, hackerspace, civic hacking, dados abertos, transparência, visualidades, futuro das cidades e experimentações, além da forte presença de projetos indígenas.
Como atrações internacionais do Festival estão confirmadas as presenças dos palestrantes Phillipe Aigrain, da Sopinspace; Michel Bauwens, da Fundação Peer-to-Peer Alternatives; Kenneth Goldsmith, criador do UbuWeb; o autor Yochai Benkler , professor de direito em Harvard; e Hugues Sweeney, da National Film Board of Canada. Entre os brasileiros, presenças confirmadas de Paulo Coelho (via teleconferência) e Helloisa Buarque de Hollanda.
Foi confirmada também a presença do polonês Dawid Marcinskowski, que virá ao Festival apresentar o projeto de cinema interativo Sufferrosa, premiado em diversos festivais internacionais e inédito no Brasil.
Na abertura do festival, no Cine Odeon, ocorrerá o lancamento oficial de "EstereoEnsaios", um filme-ensaio audiovisual de alta tecnologia que explora imagens em ultra-definição.
Serviço:
Festival Internacional CulturaDigital.Br
De 02 a 04 de dezembro de 2011
Locais:
MAM/RJ - Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Cine Odeon - Pça. Floriano 7, Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ Tel: (21) 2240 1093
Evento Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.
Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.