quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Forró


Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, um evento gratuito na Praça Tiradentes um grande encontro de forrozeiros irá comemorar o Dia Nacional do Forró, instituído por lei federal em 2005. A data é também aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, artista mais importante na consolidação do forró como gênero musical de grande representatividade para a identidade brasileira, que completa 100 anos em 2012.

O projeto tem como objetivo valorizar o forró tradicional como gênero musical genuinamente brasileiro; destacar seu importante papel no desenvolvimento, manutenção e renovação de nossa identidade cultural; reconhecê-lo como parte integrante e fundamental de nosso patrimônio imaterial; e incentivar a continuidade do forró tradicional.

O forró é um dos gêneros mais representativos da música brasileira. Conta a história do povo nordestino, de suas formas de viver e ver o mundo, da migração dos nordestinos para o Sudeste, e hoje, espalhado por todo o Brasil, mostra a alma do povo brasileiro. Apesar de sua origem no Nordeste, o forró espalhou-se por todo o Brasil, pela intensa migração de Nordestinos para outros lugares do país, que ocorreu a partir da década de 40 e nunca cessou. E o Rio de Janeiro é uma das cidades que recebeu esse intenso fluxo migratório, tendo um enorme contingente de cidadãos de origem nordestina fixados em diversos de seus bairros.

O evento é uma produção colaborativa, desenvolvido através de apoios e doações, venda de camisetas e rifas, contando com o importante apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da produção e dos músicos que se apresentam de forma voluntária. O evento foi realizado em 2005, 2006 e 2007 pela extinta Macambira, associação cultural pela valorização do forró tradicional, e esse ano volta a ser realizado pela iniciativa da Aroeira Projetos Culturais e da Inquietos Entretenimento, responsáveis por outros importantes eventos de forró pé-de-serra.


ATRAÇÕES CONFIRMADAS:


- Filhos do Nordeste
- Trio Remelexo 

- Trio Pé de Serra 

- Os Cabras
- Trio Candiêiro
- Maurício Paraxaxar
- Trio Rapacuia
- Marcelo Mimoso(vocal - Forró do Mercado)
- Fidélis(sanfona - 1ª formação do Trio Pé de Serra e Sotaque do Nordeste)
- Robson Sousa (zabumbeiro-1ª formação do Trio Pé de Serra)
- Igor Stuart (zabumba)
- Márcia Guzzo
- Mala e Cui'a
- Mariana Mello


*DJs
- Messias
- Edu The Point
- Sérgio Feijó
- Darvyn Orlan
- Edu Rio



SERVIÇO:

Data: 13 de dezembro
Horário: 18:00
Local: Praça Tiradentes
Entrada gratuita




Um comentário:

  1. se for no esquema do evento que teve lá em homenagem a Nelson Cavaquinho, vai ficar 10!

    ResponderExcluir

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.