quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arte de Portas Abertas





    No final de semana os cariocas já têm programação garantida. Subir as ladeiras do charmoso bairro de Santa Teresa para apreciar um belo cenário com muita arte e desfrutar de um variado roteiro gastronômico. É o Arte de Portas Abertas que chega a sua 22ª edição e reúne mais de 60 artistas, além do Coletivo Filé de Peixe, do Coletivo 13 Numa Noite e do Coletivo Casa da Ladeira, divididos num circuito de 36 ateliês e 10 espaços de cultura. Para marcar a abertura do evento, na quinta-feira (5), às 19h, acontece um coquetel para convidados no Parque das Ruínas.

    Quem for à Santa Teresa durante o Arte de Portas Abertas poderá matar a saudade do bonde, um dos ícones do bairro que pela primeira vez não participa do evento e receberá uma homenagem dos artistas. Será uma intervenção urbana que consiste numa reprodução de bonde com a metade do tamanho original. A obra será carregada pelos artistas e o público poderá entrar e relembrar como é andar de bonde. A estação ficará  na Rua Paschoal Carlos Magno, quase esquina com a Rua Felício dos Santos e fará o trajeto de ida e volta até o Largo dos Guimarães.  A intervenção acontece durante todos os dias do evento.  

    O Parque das Ruínas é outro dos destaques da programação e vai abrigar a exposição do Espaço Eu Vira, mais novo ateliê do bairro, composto pelos fotógrafos Bruno Veiga, Greice Rosa, Rogério Reis, Osvaldo Carvalho, Leonardo Ramadinha e Marco Antonio Portela. A mostra, intitulada Roda Gigante, apresenta obras dos seis artistas, que são visualmente diversificadas, mas conectada com as coisas e preocupações do homem pós-moderno. O Parque das Ruínas também irá ambientar os trabalhos dos fotógrafos Valter de Gaudio e Edu Pimenta, do Coletivo Filé de Peixe e do Coletivo 13 Numa Noite. A Casa Amarela, o Museu Chácara do Céu, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, a Casa Alto Lapa Santa, o Cine Santa Teresa, o Museu Casa de Benjamin Constant, o Canto Carambola, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e o Museu do Doce Vivo, também estarão com exposições especiais o evento, que ficarão ambientadas durante todo o mês de julho.  

    Durante os três dias de Arte de Portas Abertas, o público terá a oportunidade de conhecer de perto trabalhos de arte nas oficinas onde são concebidos e produzidos e, ainda, conversar com os artistas e descobrir um pouco mais sobre o seu universo de trabalho e seu estilo de vida. Para o artista plástico Edson Silveira, o evento contribui com a democratização da arte e educação do olhar. “Quando o artista abre seu ateliê aproximando o público do seu universo físico e imaginário, cria uma proximidade com esta parte sensível do universo do homem. A apreciação da arte passa pela sensibilidade e não pelo consumo. A arte está no olhar antes mesmo de estar no objeto”, conclui.

    Ano após ano são construídas, na perspectiva de revitalizar o bairro, várias ações visando à discussão da arte contemporânea, ao mesmo tempo em que acolhe e expõe os mais variados conceitos e técnicas utilizadas no trabalho artístico. Ver, falar, perguntar, escutar do artista o seu processo de criação e a sua história no seu local de trabalho, onde as pistas e as marcas persistem além da obra, tudo isso descortina para o visitante um mundo no qual ele é convidado a participar quando visita os ateliês. O Arte de Portas Abertas conquistou os cariocas e se firmou como o mais amplo e simpático acontecimento de artes visuais do Rio de Janeiro.


Serviço:

Arte de Portas Abertas – 22ª edição
Datas:  06, 07 e 08 de julho de 2012
Hora: De 11 às 18h
Santa Teresa – Rio de Janeiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.