terça-feira, 17 de julho de 2012

Cia Lírica Leva a Ópera Fausto ao CCJF




    Depois da estreia no Teatro Municipal de Niterói em maio, a Cia Lírica traz agora a ópera Fausto, de Charles Gounod, que muitos consideram a maior ópera francesa, ao Centro Cultural da Justiça Federal nos dias 21 e 22 de julho, sábado e domingo.

    Inspirado no célebre poema de Goethe, com belas e conhecidas melodias de Charles Gounod (1818-1903) e libreto de Jules Barbier e Michel Carré, a ópera conta a história de um velho e alquebrado alquimista que, desesperado com sua condição, invoca Satã em busca de coragem para ingerir o veneno para abreviar seus dias. Atendendo à invocação, Mefistófeles se materializa e lhe propõe que lhe entregue sua alma em troca da juventude e da possibilidade de conquistar Margarida. Para instigar-lhe o desejo, o diabo mostra a figura da bela jovem a Fausto, que por ela apaixona-se imediatamente, levando-o a aceitar a proposta.

    Operada a transformação, o agora jovem rapaz é levado a aproximar-se de sua amada com a ajuda de Mefistófeles. Aproveitando-se da ausência de Valentim, irmão de Margarida, que se encontra na guerra, e afastando habilmente o jovem Siebel, também enamorado da moça, o diabo incentiva o romance até que Margarida ceda aos desejos de Fausto. Passa-se aqui a célebre cena do jardim, onde as astúcias do diabo o levam a um breve e divertido flerte com Marta, recém-viúva, enquanto trama a aproximação de Fausto e Margarida.

    Valentim retorna da guerra e, ao saber da desonra da irmã, desafia Fausto para um duelo onde é morto, não sem antes amaldiçoar Margarida por seu pecado. Em cena de comovente beleza e forte dramaticidade, Margarida vai à Igreja e invoca o perdão de Deus, sendo assombrada, em seu delírio, por vozes comandadas por Mefistófeles que ainda não desistiu de torná-la sua vítima.

    A moça se desespera e, mergulhada em culpa, recolhe-se a um convento onde passa pela gravidez do filho, fruto de seu amor por Fausto. Após o nascimento da criança, num gesto tresloucado, a jovem mata o recém-nascido e, por tal crime, é levada à prisão. Penalizado e sentindo-se culpado pela tragédia da amada, Fausto liberta-a da prisão, mas percebe que a loucura tomou-lhe a mente e nada mais será possível entre ambos. Ao final, em forte cena onde se contrapõem o arrependimento e a maldade, a fé vence a batalha e Margarida morre bafejada pelo perdão divino, enquanto o opositor jaz vencido, sem alcançar seus propósitos.

    Inspirada por essa obra de riqueza dramatúrgica e melódica, a Cia Lírica conta com um grupo de 42 pessoas para esta montagem com cenários, figurinos e legendas em português e acompanhamento ao piano.

     
    Esta montagem da Cia Lírica vai além da apresentação de boa música aliada a teatro, trazendo um espetáculo ousado e grande parte do cenário composto pela atuação de atores. Com direção teatral de Ana Vanessa, fonte d’água, estátuas e árvores são representadas através dos corpos de um elenco de apoio com dança e performance. George Bravo, projetista do cenário do musical As Mimosas da Praça Tiradentes, e Letícia da Hora, que foi figurinista no projeto Ópera no Bolso da Prefeitura do RJ entre os anos de 2003 e 2005, tiveram por inspiração estética o outono, criando um ambiente curioso para a ópera, junto com a iluminação de Aloísio Pontes.


Serviço:
Ópera: Fausto, de Charles Gounod – Cia Lírica
Local: Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal 
Datas: 21 e 22 de julho, sábado e domingo
Horário: 19h
Preço: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.