segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sonhos para Vestir




    A partir de uma reflexão lúdica e poética sobre sonhos – como alcançá-los e traduzi-los em palavras? – Sara Antunes interpreta o monólogo “Sonhos para Vestir”, de sua autoria com cenário assinado por Analu Prestes e direção de Vera Holtz.

    Considerada pela crítica como uma das melhores peças do Festival de Curitiba, em 2011, “Sonhos para Vestir” apresenta memórias de sua autora, a partir de sua relação com o pai, que faleceu há cinco anos. Apesar de morarem na mesma casa, pai e filha trocavam cartas com frequência com reflexões sobre a vida, utilizando citações de filósofos e poetas. Esta afetuosa relação está presente no espetáculo.

    Através de palavras e sonhos, numa troca constante com o espectador, o texto estabelece um diálogo entre o vivido e o sonhado, o dia e a noite, a vida e a morte. É possível materializar um sonho? A partir do diálogo com o público, que é delicadamente convidado a entrar no jogo, Sara Antunes conduz o espetáculo, costurando um novo roteiro a cada apresentação.

    Em 2010, Sara se encantou com a exposição "Memórias para se vestir”, de Analu Prestes, que trabalhou com a memória a partir de cartas de sua mãe a amigas, usando vestidinhos de papel. Sara então a convidou para criar um espetáculo-exposição. “Estava lendo o livro de um filósofo francês chamado Gastão Bachelard, que Sara havia me apresentado”, lembra a artista plástica. “Estávamos conectadas com a filosofia e o tema já vinha povoando meu imaginário quando surgiu a ideia. Veio naturalmente, fluiu como água”.

    “Sonhos para Vestir” é uma peça de encontros. Entre os artistas envolvidos, a partir das mãos cheias de memórias da artista plástica Analu Prestes fazendo um cenário artesanal, evocando o espaço mágico e transitório da criação; a música ao vivo composta especialmente para o espetáculo, do músico Daniel Valentini, que conduz o público no caminho encantatório para o devaneio e as palavras e questões compartilhadas pela atriz e autora Sara Antunes. Para conduzir este encontro, durante o processo de criação, surgiu o convite para Vera Holtz dirigir a montagem. “Precisávamos de alguém para orquestrar”, brinca Sara.

    O cenário-instalação é como uma parede de lembranças, feito de tecido leve, transparente, com diversas aplicações. Figurino e instalações foram criados para terem uma percepção ampla durante a encenação, e detalhada, após o espetáculo, onde o público pode percorrer o cenário como uma exposição.

    O pianista Daniel Valentini criou a trilha sonora que é executada ao vivo, no espetáculo. O músico acompanhou todo o processo de criação, participando dos ensaios para mergulhar neste universo de sonhos e palavras. A música conduz o espectador a uma viagem única a seu interior familiar e imaginativo.

    “Sonhos para Vestir” estreou em novembro de 2011 no Espaço SESC, no Rio de Janeiro, e em seguida esteve em temporada na Casa de Cultura Laura Alvim. De lá, seguiu para apresentações no interior do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.  A peça teve uma elogiada participação no Festival de Curitiba, em 2011, e foi escolhida para representar o Brasil na Quadrienal de Praga 2011, no mesmo ano.

   
SERVIÇO:
Sonhos Para Vestir
Local: Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Data: 19 de julho a 5 de agosto de 2012
Horário: sábados e domingos, às 19h
Ingressos: R$5
Funcionamento da bilheteria: 1 hora antes do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.