sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Orquestra Voadora, Tupiniquim Jazz Orquestra e Grupo Barravento nos Arcos da Lapa






O evento A UFRJ na Cidade - Semana Cultural dos Estudantes da UFRJ

Shows gratuitos da melhor qualidade!

    No sábado, a Tuiniquim Jazz Orquestra têm a honra e o prazer se apresentar no evento UFRJ na Cidade ao lado do Grupo Barravento e da Orquestra Voadora para mais um espetáculo em Homenagem à Música Brasileira! No repertório, clássicos de Ary Barroso, Moacir Santos, Baden Powell, João Donato, entre outros. Dj Lili Prohmann nos intervalos!



Orquestra Voadora

    Nascida da união de músicos que se conheceram tocando nos mais diversos blocos de marchinhas do carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2008 e anos anteriores, a  Orquestra Voadora  surge da vontade de continuar fazendo som durante o ano todo, sem parar após o Carnaval, tocando então outras variedades de estilos musicais.

    O primeiro pilar dessa obra é não tocar apenas as marchinhas tradicionais. Mais que isso. Os vôos, como são apelidadas pelos próprios músicos as apresentações da  Orquestra, são verdadeiros passeios pelas mais inusitadas vertentes musicais. Entremeando o gosto pessoal de cada integrante, as diferenças desse grupo de músicos tão heterogêneo é sempre levada em consideração e a democracia faz parte do sistema de seleção musical.

    Tocando desde sambas clássicos de consagrados bambas brasileiros, roquenrol, trilhas sonoras de filmes e desenhos, grooves clássicos e vanguardísticos, o "repertório infinito" parece ser o destino da Orquestra Voadora.



Tupiniquim Jazz Orquestra

    A  Tupiniquim Jazz Orquestra  surgiu da vontade de jovens instrumentistas da Orquestra de Sopros da Pró-Arte (OSPA) de reavivar belos arranjos da música brasileira, para dançar. A Orquestra   teve o privilégio de partilhar de músicas, adaptadas para a OSPA, de ilustres compositores como Villa Lobos, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Moacir Santos, Radamés Gnatalli, Edu Lobo, Chico Buarque, Guinga, entre muitos outros. A ideia para o nome do grupo partiu da composição Jazz Tupiniquim do grande mestre Sivuca.

    A banda une composições populares a arranjos modernos e sofisticados, cuidadosamente preparados por renomados arranjadores como Jovino Santos Neto, Zeca Assumpção, Jayme Vignoli, Eduardo Neves e Fernando Trocado, entre muitos outros, inclusive integrantes do próprio grupo. O resultado é um repertório original e cheio de energia. De seu modo todo especial, a Orquestra canta chôro, frevo, galope, xote e baião do seu jeito assim, Jazz Tupiniquim, onde a regra universal é a dança e o samba é apenas uma das línguas festejadas no salão.


Grupo Barravento

    Formado por músicos com as mais distintas e variadas formações e influências, o Grupo Barravento é a confluência de diversas possibilidades de Brasis. É o encontro entre pessoas que agregam à proposta de pesquisar e se aprofundar em repertórios baseados no cancioneiro popular e folclórico brasileiro, as suas experiências, composições e vivências por diversos estilos e mundos que revelam o prazer e a festa melódica das manifestações populares de todo o Brasil.

    O grupo propõe um sobrevôo sobre o passado, presente e futuro de nossas matrizes brasileiras resgatando cantos de trabalhos, cantos rituais, histórias de nossa gente, sua fé, seu fazer cotidiano e seu prazer de viver. Ao celebrar toda a beleza das manifestações populares de diferentes regiões do país, proporciona um grande encontro entre músicas, danças e pinturas que revelam a magia e a identidade de nossa cultura. Assim entre Jongos, Sambas, Maracatus, Forrós, Ijexás e muitos outros ritmos da musica popular, o grupo apresenta um repertorio formado por composições próprias e canções de Paulo Cesar Pinheiro, Pixinguinha, Sivuca, entre outros compositores, onde o publico é convidado a um reencontro com o que há de mais rico em nossa cultura.



Serviço:

Data: 11/08/2012
Horário: 19h
Local: Arcos da Lapa
Gratuito




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.