sábado, 11 de agosto de 2012

100 anos de Nelson Rodrigues






    A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 14 a 19 de agosto de 2012, a mostra “100 Anos de Nelson Rodrigues - Provocando o Cinema Brasileiro”. Serão exibidos 16 filmes baseados na obra do escritor, desde a primeira adaptação de Bonitinha Mas Ordinária, dirigida por J. P. de Carvalho, em 1963, até a mais recente versão de Vestido de Noiva, dirigida pelo seu filho, Joffre Rodrigues, em 2006, incluindo vários clássicos do cinema nacional. São filmes que destacam o papel dos textos de Nelson Rodrigues na construção da cinematografia brasileira e a versatilidade de sua produção teatral. A mostra promove ainda debates com alguns dos principais responsáveis pela apropriação do universo rodrigueana pelo cinema, como Nelson Rodrigues Filho e os diretores Neville de Almeida e Alberto Magno.

    "A enorme contribuição de Nelson para o cinema brasileiro é ofuscada por uma imagem consolidada em opostos: devasso libertino e reacionário nostálgico. O rico universo ficcional traduzido pelas lentes de diferentes diretores em gêneros variados não é devidadamente valorizado. É chegado o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues e essa errata - nos jargões familiares ao seu universo – se faz mais que necessária", comenta a curadora da mostra Susanna Lira.

    Nelson Rodrigues é um ícone do teatro mundial e um dos nomes mais estudados e conhecidos do teatro brasileiro. Possível dizer que Nelson riria ao ouvir isso, mas sua importância para a produção cultural brasileira e para criação de um imaginário representativo de brasilidade é unanimidade.  Ele não foi apenas um dramaturgo, foi um divisor de águas para o teatro nacional e internacional. Transformando a definição de peça teatral, Nelson subverte a divisão entre teatro, cinema e novela, levando cenas cinematográficas e diálogos televisivos para os palcos brasileiros. 

Os filmes da mostra:

- Um olhar sobre a cegueira de Nelson Rodrigues, (Dir.: Felipe Duque e Mariana Abbade)   
- Bonitinha Mas Ordinária (J. P. de Carvalho)  
- Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Rezende (Braz Chediak)
- A Dama da Lotação ( Neville de Almeida)
- O Beijo no Asfalto (Bruno Barreto)              
-  A Falecida (Leon Hirszman)
- O Beijo (Flávio Tambellini)
- Engraçadinha Depois dos Trinta  (J. B.Tanko)
- Toda Nudez Será Castigada (Arnaldo Jabor)
- A Serpente (Alberto Magno)
- Engraçadinha (Haroldo Marinho Barbosa) 
- Gêmeas (Andrucha Waddington)
- O Casamento (Arnaldo Jabor)
- Vestido de Noiva (Joffre Rodrigues)
- Os Sete Gatinhos (Dir.: Neville de Almeida)
- Boca de Ouro  (Nelson Pereira dos Santos)


Serviço:

100 ANOS DE NELSON RODRIGUES – PROVOCANDO O CINEMA BRASILEIRO
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Datas: de 14 a 19 de agosto de 2012
Ingressos: R$ 2,00 e R$ 1,00 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.