quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Exposição de Fotografias




    A cachaçaria Mangue Seco recebe, até o fim do mês de outubro, a exposição ‘Fotofragmentos’, feita com sobreposições de imagens, obra do designer gráfico carioca, Marcello Cavalcanti. O artista começou a desenvolver o projeto em 2008, quando morava em Barcelona.

    “A ideia era retratar a rua onde eu morava, fazendo uma montagem de fotos, inspirado pela arquitetura irregular do histórico Bairro Gótico. Na época eu não sabia a projeção que essas montagens poderiam tomar, era apenas uma experiência pessoal”, explica.

    Quando Marcello voltou para o Brasil, um ano depois, decidiu continuar fazendo essas montagens, ainda de forma experimental, nos cenários da Cidade Maravilhosa. Nos anos seguintes, em viagens para os EUA, Argentina, Espanha, França, Itália e Peru, Marcello aproveitou para exercitar a técnica que vinha lhe rendendo grandes elogios. Hoje, as artes são vendidas na loja Vilaseca Assessoria de Arte, no Casashopping, e pelo site, www.fotofragmentos.com.br. O projeto continua sendo desenvolvido, mantendo uma produção de cerca de 10 artes novas por ano, do Brasil e exterior. 

    As imagens ficam no segundo andar do restaurante e podem ser vistas de segunda a sábado a partir de 11h30. De segunda a quinta, até meia noite; sexta e sábado, até 18h. A entrada é gratuita. O endereço é Rua do Lavradio, 23, Centro Antigo. Mais informações através do telefone (21)3852-1947.

Sobre a construção da imagem

    Depois de escolhido o cenário a ser ilustrado, são feitas de 100 a 500 fotos, em ângulos diferentes. Depois são selecionadas as melhores, para entrar na montagem. Alguns cenários levam dias para serem completamente fotografados, seja por sua complexidade, seja pelas condições meteorológicas. Em compensação, as artes acabam adquirindo um aspecto atemporal, pois vemos fotos de vários dias diferentes, coladas juntas, eternizando diversos momentos, luzes, pessoas e cores, em apenas uma imagem. As fotos levam cerca de 1 hora para serem feitas, e a seleção e montagem, entre 8 e 12 horas de trabalho.

Serviço:

Fotofragmentos
Local: Cachaçaria Mangue Seco, 2º andar. 
Endereço: Rua do Lavradio, 23, Centro Antigo.
Horário: Segunda a sábado, a partir de 11h30. 
De segunda a quinta, até meia noite; sexta e sábado até 18h.
Data: Até 31 de outubro.
Informações: 3852-1947.
Entrada: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.