quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exposição "Circo Voador 30 anos"



    O Circo Voador está em festa! E motivos para comemorar não faltam, afinal são trinta anos de voos ousados, alegrias circenses, noites memoráveis e realizações sociais. São trinta verões invadindo a praia carioca com shows, performances, interatividades, ocupações, atitudes, educação, debates, manifestações e a preocupação de sempre abrigar e aprender com as diversidades.

    Três gerações passaram pelo palco da lona voadora. Momentos marcantes da história da música nacional e internacional serão revisitados e relembrados na exposição “Circo Voador 30 anos” que será lançada no dia 27 de setembro. A curadoria é de Felipe Varanda e Lena A, que selecionaram 68 fotos de milhares de imagens pesquisadas em jornais, no acervo do Circo e com fotógrafos que clicaram essa história ao longo das três últimas décadas.

    “Minha maior preocupação foi mostrar o Circo de hoje partindo do Circo do Rock, da década de 80. Mostrar no que ele foi se transformando até se tornar o palco mais democrático do Rio, que oferece oportunidade para as novas bandas como foi desde o inicio na Lapa. Apresentar sua importância na revitalização do bairro onde está instalado há 30 anos e suas preocupações sociais, revelando uma capacidade única de integrar as contradições da sociedade da qual faz parte”, Lena A.

    As imagens serão expostas em andaimes, fazendo alusão à antiga estrutura da lona. Uma seleção de vídeos históricos será exibida em três telões onde o público poderá ouvir com fones trechos de shows marcantes. A exposição “Circo Voador 30 anos” ficará disponível por dois meses e poderá ser visitada pelo público que vier aos shows do Circo Voador a partir do dia 28 de setembro. Um presente do Circo para o público nestes 30 anos de história.

    “Todos os artistas que se apresentam no  Circo  falam de uma vibração única, de uma proximidade com o público que só acontece ali. Sentimos que as imagens selecionadas trazem essa onda estampada. Pessoalmente, foi um privilégio ter acesso a todo esse material e muito do que eu vi em imagens e sons me remeteram aos bons momentos que passei ali, pendurado nos andaimes, balançando com os melhores sons dessa cidade”, revela Felipe Varanda.

    Na abertura, que acontece no dia 27 de setembro para convidados, a banda Bondesom, que completa dez anos em outubro e participou da Ocupação Cultural do canteiro de obras do Circo Voador e de outros momentos da retomada da lona, se apresenta com a participação de convidados especiais.  Uma promoção nos canais de comunicação do Circo irá presentear o público com ingressos para a vernissage. Para participar, basta fazer o cadastro no site da casa e enviar uma foto feita na lona para promocirco@gmail.com.

    Desde junho, a história do  Circo Voador , que tantas vezes se confunde com a própria história da cidade, está sendo contada na exposição “Linha do Tempo”, que ocupa os muros externos, adornando o entorno do Circo Voador e colorindo a Lapa. São 30 anos de atividades e cerca de quatro mil noites programadas. Mas, nem só de cores é composta a exposição, momentos de luta, como os anos que compreenderam o fechamento do Circo Voador, de 1996 até 2004, também estão presentes na Exposição.

    O projeto “Base de Dados”, desenvolvido pela equipe do acervo do  Circo, será lançado na mesma noite. Arquivos de shows, fotos, vídeos e releases serão disponibilizados a toda população durante todo o ano, servindo como ferramenta de pesquisa para estudantes, jornalistas e curiosos.


Serviço:

Exposição "Circo Voador 30 anos"
Início: 28/09
Duração: 2 meses
Local: Circo Voador
Mesmo horário dos shows





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.