segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exposição “A Unidade - no coração do sufismo indiano”



    Fotógrafo Ousmane Lambat desvenda em foto e vídeo o universo do Sufismo, corrente mística do islã.

    “A Unidade” é o documento de uma viagem objetiva e subjetiva. Externa,  por conta da descoberta de novas terras; e interna, nas dimensões desconhecidas da alma humana. É uma experiência total dos sentidos proporcionada pelo autor utilizando o vídeo e a fotografia.

    A peregrinação do fotógrafo Ousmane Lambat começou há dez anos, no  momento da sua vida em que sentiu a necessidade de compreender o mundo. Abandonando La Reunion, a pequena ilha francesa perdida no Oceano Índico, Ousmane parte rumo à Europa, Ásia e Austrália, fazendo pequenos trabalhos, inicia-se na fotografia em Londres. Em uma das suas viagens pela Índia, terra dos seus ancestrais, descobre um universo até então obscuro, o do Sufismo, corrente mística do Islã.

    É essa grande aventura que o fotógrafo nos convida a reviver com ele. Através dos vales da Caxemira e paisagens desertas do Rajastão, ele nos guia no caminho dos grandes mestres que implantaram o sufismo no mundo indiano.

    Privilégio raro: as portas das confrarias se abrem uma a uma, e com o autor, penetramos nos  santuários secretos, lugares de um culto autêntico e fervoroso onde tudo é veneração e transporte místico. No fim dessa viagem, descobrimos o islã na sua dimensão espiritual, impregnado de paz, fraternidade e humanismo, que contrasta com a imagem estereotipada da religião, fanática, obscura e muitas vezes instrumentalizada. 

    Em junho 2012 os lugares  retratados por Ousmane na Caxemira foram alvos de ataques terroristas: o mausoléu do santo Sheikh Abdul Qadir Jeelani , onde foram retratadas as grandes celebrações (Urs) e orações Sama pegou fogo e foi totalmente destruído. Fotografia como documento? Sim, para preservar o que desaparece no fluir incessante da história humana.


Serviço:

Exposição A Unidade - no coração do Sufismo indiano
Curadoria: Kasia Mich
Direção de arte: Khéridine Mabrouk
De 19 de outubro a 15 de novembro na Fundição Progresso - Mezanino
Horário de visitação: das 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e durante os shows, para o público presente nos mesmos.

Um comentário:

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.