segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OiR - Outras Ideias para o Rio




    O nome OiR, que quando escrito ao contrário se lê “Rio”, remete justamente à ideia de se pensar na cidade de uma maneira diferente.

    O projeto pretende fazer, de maneira atualizada, uma retomada da tradição de invocar o olhar estrangeiro sobre a paisagem carioca, iniciada desde os tempos das primeiras expedições, quando aventureiros e pesquisadores europeus atracavam por ali para tentar desvendar e traduzir os mistérios do novo território. E, mais recentemente, através de ensaios de pensadores ilustres como o antropólogo franco-belga Claude Levi-Strauss e o escritor austríaco Stefan Zweig.

    Esse projeto leva à Lapa uma composição sonora e visual do artista Brian Eno que deixará os Arcos da Lapa ainda mais bonitos com imagens que parecem pinturas móveis. Para intervenção o artista inglês desenvolveu um ousado sistema de projeção digital, mapeando exclusivamente para os Arcos. Serão 77 milhões de pinturas digitais durante três noites


Sobre o músico:

    Brian Eno é músico, compositor, cantor e artista visual, famoso por ter sido integrante da legendária banda Roxy Music nos anos 70 e por introduzir música para David Bowie, U2 e o Coldplay.

    Eno também tem uma carreira de 25 anos dedicados às artes visuais, criando arte abstrata. O inglês pinta com luz, fazendo "música visual", muitas vezes combinando instalações de projetores e sistemas geradores de som, produzindo peças híbridas e envolventes.



Serviço:

Data: 19/10 até 21/10
Arcos da Lapa
Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é necessária a sua identificação para enviar comentários. No entanto, lembramos que, neste blog, é proibido o uso de termos pejorativos, ofensivos ou discriminatórios.

Seu comentário está sujeito à validação dos administradores.